Goiás, Capital do Estado
A tradicional celebração da fundação da cidade de Goiás, que inclui a transferência simbólica da Capital para o município, tem eventos previstos para os dias 22, 23 e 24 de julho. O Poder Legislativo goiano participará da programação, sendo que vários parlamentares devem participar dos eventos, após a realização de sessões extras na Casa de Leis. O deputado Bruno Peixoto (UB), presidente da Casa, e a deputada Dra. Zeli (UB) serão agraciados com a Comenda da Ordem do Mérito Anhanguera. Os deputados Cristiano Galindo (Solidariedade), Anderson Teodoro (Avante) e Jamil Calife (PP) confirmaram presença nos eventos.
Capital goiana, de meados do século 18 até 1933, o município terá a presença do governador de Goiás, Ronaldo Caiado (UB), que deve chegar às 8h55 na segunda-feira, 22, para visita à Catedral de Sant’Ana, na Praça do Coreto, no Centro.
A programação oficial terá início às 17h30, diante do Palácio Conde dos Arcos, com a instalação dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, com pronunciamentos, pernoite, assinatura do Acordo de Cooperação Técnica para implantação do Projeto "Cidade de Goiás 300 anos: Preservação do Rio Vermelho” e lançamento do Festival Arte Educativo de Goiás (Faego) 2024.
A manhã e a tarde de terça-feira, 23, serão marcadas por visitas do governador a diversas instâncias – Poder Judiciário, Ministério Público, Defensoria Pública-Geral de Goiás, seccional goiana da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-GO) e Procuradoria Regional do Estado.
Às 18 horas, haverá solenidade de entrega da Comenda da Ordem do Mérito Anhanguera. Às 20 horas, a celebração segue com coquetel na Praça do Chafariz.
Na quarta-feira, 24, a ida de Caiado ao município se encerra com visita à Igreja São João Batista, no povoado Arraial do Ferreiro, na área rural de Goiás.