Ícone alego digital Ícone alego digital

Goiás, Capital do Estado

19 de Julho de 2024 às 12:00
Goiás, Capital do Estado
Antiga Vila Boa será, nos dias 22, 23 e 24 de julho, simbolicamente, a Capital de Goiás. Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário serão instalados pelo governador na 2ª-feira, às 17h30, diante do Palácio Conde dos Arcos.

A tradicional celebração da fundação da cidade de Goiás, que inclui a transferência simbólica da Capital para o município, tem eventos previstos para os dias 22, 23 e 24 de julho. O Poder Legislativo goiano participará da programação, sendo que vários parlamentares devem participar dos eventos, após a realização de sessões extras na Casa de Leis. O deputado Bruno Peixoto (UB), presidente da Casa, e a deputada Dra. Zeli (UB) serão agraciados com a Comenda da Ordem do Mérito Anhanguera. Os deputados Cristiano Galindo (Solidariedade), Anderson Teodoro (Avante) e Jamil Calife (PP) confirmaram presença nos eventos. 

Capital goiana, de meados do século 18 até 1933, o município terá a presença do governador de Goiás, Ronaldo Caiado (UB), que deve chegar às 8h55 na segunda-feira, 22, para visita à Catedral de Sant’Ana, na Praça do Coreto, no Centro.

A programação oficial terá início às 17h30, diante do Palácio Conde dos Arcos, com a instalação dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, com pronunciamentos, pernoite, assinatura do Acordo de Cooperação Técnica para implantação do Projeto "Cidade de Goiás 300 anos: Preservação do Rio Vermelho” e lançamento do Festival Arte Educativo de Goiás (Faego) 2024.

A manhã e a tarde de terça-feira, 23, serão marcadas por visitas do governador a diversas instâncias – Poder Judiciário, Ministério Público, Defensoria Pública-Geral de Goiás, seccional goiana da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-GO) e Procuradoria Regional do Estado.

Às 18 horas, haverá solenidade de entrega da Comenda da Ordem do Mérito Anhanguera. Às 20 horas, a celebração segue com coquetel na Praça do Chafariz.

Na quarta-feira, 24, a ida de Caiado ao município se encerra com visita à Igreja São João Batista, no povoado Arraial do Ferreiro, na área rural de Goiás.

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.