Executivo oficializa município de Jataí como Capital da Agroindústria
Recebeu sanção do Poder Executivo e foi publicada no Diário Oficial a Lei Estadual nº 22.840 (originalmente projeto de lei nº 8182/23), de autoria do deputado Dr. George Morais (PDT), que confere ao município de Jataí o título de Capital da Agroindústria. A iniciativa foi aprovada em dois turnos na Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) no mês passado.
"A cidade de Jataí, por meio de sua destacada performance na agroindústria", explica o deputado na justificativa da matéria, "merece o reconhecimento porque obteve, por exemplo, o primeiro lugar em competitividade agrícola para a produção de grãos, bem como o maior valor agregado às terras, em pesquisa conduzida pela Horizon Company, que atesta destaque da cidade entre os mais de 4 mil municípios brasileiros, conquistando o primeiro lugar em competitividade agrícola para a produção de grãos".
“Os resultados evidenciam a expressiva área plantada de mais de 300 mil hectares e a significativa produção média de 1.840.000 toneladas, tornando Jataí um dos maiores produtores de milho safrinha do Brasil, com potencial de expansão ainda mais notável”, aponta o pedetista.
“A cidade se destaca também pela qualidade da produção agrícola, impulsionada por fatores como clima favorável, evolução constante da produção, atenção às exigências ambientais e uma sólida infraestrutura de mercado consumidor e armazenagem. A concessão do título de Capital da Agroindústria reconhece e celebra o papel fundamental de Jataí nesse cenário, consolidando sua posição como referência nacional nesse setor vital para o desenvolvimento do Brasil”, conclui George.