Na tribuna, Amilton Filho destaca avanços do Tribunal de Justiça de Goiás
O deputado Amilton Filho (MDB) proferiu discurso no Pequeno Expediente da sessão extraordinária híbrida desta quinta-feira, 25, no Plenário Iris Rezende Machado do Palácio Maguito Vilela. Ele ressaltou a solenidade que celebrou os 150 anos do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJ-GO), evento ocorrido neste mês por iniciativa do presidente da Casa de Leis, deputado Bruno Peixoto (UB).
Filho registrou a importância histórica do TJ-GO, uma instituição que, segundo ele, muito faz pelo Estado e que completou neste ano de 2024 um século e meio de serviços prestados à Justiça e à sociedade goiana. O deputado destacou os números expressivos alcançados pela corte no último ano, mencionando que esses indicadores são fruto dos esforços do presidente Carlos França e do apoio tanto do Parlamento goiano quanto do governador Ronaldo Caiado (UB).
"Quero celebrar os esforços do presidente França, apoiados por esta Casa, para que possamos entregar ao povo goiano uma Justiça mais célere, uma Justiça mais rápida", afirmou o parlamentar, ressaltando a necessidade de uma resposta judicial ágil.
O legislador citou ainda um ditado da área jurídica para reforçar seu ponto: "Quando a justiça tarda, ela já é falha". Segundo ele, isso se deve ao fato de que "as pessoas que recorrem ao Judiciário para resolver seus problemas precisam de uma resposta o quanto antes. E a sensação de justiça é mais presente e ocorre quando essa resposta do Judiciário vem em tempo, vem na hora, seja no primeiro grau, seja no segundo grau".
Amilton também fez uma menção especial ao reconhecimento do TJ-GO como o tribunal de médio porte com os melhores índices de produtividade do País, um marco importante que, segundo ele, evidencia o compromisso da corte goiana com a modernização e a informatização, visando a entregar ao povo goiano, cada vez mais, uma Justiça célere.
Ao final de seu discurso, o deputado reiterou o compromisso dos 41 deputados goianos em continuar trabalhando em conjunto com o TJ-GO, pensando sempre na modernização e na disponibilização de recursos para a informatização, a fim de proporcionar uma Justiça eficaz e ágil para todos os cidadãos do Estado.