Ícone alego digital Ícone alego digital

Alteração para permitir votação híbrida de PEC é avalizada

25 de Julho de 2024 às 13:38

Foi aprovado, em segunda votação, o projeto de resolução nº 15891/24, que altera a Resolução n° 1.218, de 3 de julho de 2007, que institui o Regimento Interno da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego). Mais especificamente, ajusta o § 4° do artigo 69-A do Regimento Interno, para permitir a apreciação e votação, no colegiado constitucional e em Plenário, de proposta de emenda constitucional (PEC) em regime híbrido de sessão ordinária ou extraordinária. No painel, houve 21 votos favoráveis. 

Assinada pelo presidente da Casa, deputado Bruno Peixoto (UB), a justificativa da matéria explica que o aperfeiçoamento das normas regimentais é de suma importância para fortalecer a democracia e garantir a eficiência legislativa. “Isso contribui para a melhoria da agilidade dos processos legislativos, pois permite um fluxo de trabalho mais adequado e facilita a tomada de decisões. De fato, normas regimentais atualizadas garantem um ambiente parlamentar saudável e propício para a atuação dos membros desta Casa Legislativa”, escreve Peixoto.

O presidente pontua, ainda, que a adoção do regime híbrido no Parlamento representou um avanço na modernização da apreciação das proposições legislativas. “Com a possibilidade de sessões tanto presenciais quanto remotas, os parlamentares ganharam mais flexibilidade para cumprirem suas funções. A permissão para a participação remota no processo de apreciação das matérias contribuiu para aumentar a inclusão dos parlamentares, especialmente daqueles que, por algum motivo, tenham ocasionalmente dificuldades de deslocamento ou estejam temporariamente impossibilitados de comparecer presencialmente”, argumenta.

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.