Mauro Rubem discute situação de comerciantes nos terminais e relatório de violações de direitos humanos
O deputado Mauro Rubem (PT) levou ao Plenário da Alego, nesta terça-feira, 6, a discussão sobre a situação de comerciantes que trabalham nos terminais de ônibus do Eixo Anhanguera, em Goiânia e região Metropolitana.
De acordo com o parlamentar, com as reformas de alguns terminais, 400 famílias que vivem do comércio nesses locais serão afetadas. “Eles estão ameaçados, famílias que estão ali há 20, 30 anos e que têm só aquele sustento”. Na visão do parlamentar, com as reformas, o comércio será feito por empresas “escolhidas a dedo”, em detrimento das famílias que hoje trabalham nos terminais.
Mauro Rubem cobrou uma reunião com a Companhia Metropolitana de Transportes Coletivos (CMTC) para tratar do assunto. “A reforma não pode excluir e expulsar quem está lá”, argumentou.
Em um segundo momento, o deputado citou o Relatório de Violações de Direitos Humanos de Goiás 2023, produzido pelo Comitê Goiano de Direitos Humanos Dom Tomás Balduíno. O relatório foi lançado em audiência pública, na Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), nesta segunda-feira, 5.
Mauro Rubem elencou pontos como o autoritarismo, o sistema prisional goiano, a situação da população de rua, a liberdade de imprensa, entre outros pontos do documento. “É um relatório extremamente importante. Aqui são os fatos novos”, declarou, por fim.