Ícone alego digital Ícone alego digital

Delegado Eduardo Prado promoveu, nessa segunda-feira, 12, sessão solene comemorativa ao Dia do Advogado

13 de Agosto de 2024 às 07:00
Crédito: Sérgio Rocha
Delegado Eduardo Prado promoveu, nessa segunda-feira, 12, sessão solene comemorativa ao Dia do Advogado
Sessão solene em homenagem aos advogados

Em sessão solene na noite dessa segunda-feira,12, proposta pelo deputado Delegado Eduardo Prado (PL), Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) celebrou o Dia do Advogado, com entrega do Certificado do Mérito Legislativo a cerca de 200 profissionais da advocacia goiana. A honraria é concedida pelo Poder Legislativo a pessoas que contribuíram, de alguma forma, com o Estado de Goiás.

O Dia do Advogado, comemorado em 11 de agosto, lembra a fundação das duas primeiras faculdades de Direito no Brasil, em São Paulo e Olinda (PE), em 1827.  

A solenidade foi realizada no Plenário Iris Rezende e, além do deputado autor da proposta, a mesa foi composta por: deputada Dra. Zeli (UB); presidente da seccional goiana da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-Goiás), Rafael Lara Martins; desembargador Fernando Braga Viggiano, no ato representando o Tribunal de Justiça de Goiás; desembargador eleitoral José Mendonça; presidente da Comissão de Direitos e Prerrogativas da OAB, Alexandre Pimentel; presidente do Tribunal de Ética da OAB-GO, Ludmila de Castro Torres; secretária-geral da OAB-GO, Talita Hayasaki; diretor-tesoureiro da OAB-GO, Eduardo Alves Cardoso Júnior; e conselheira federal da OAB, Ariana Garcia.

A execução protocolar do Hino Nacional ficou a cargo do Coral Vozes da Advocacia, que, após a abertura dos trabalhos, fez ainda uma apresentação da música "Frutos da Terra", do músico Genésio Tocantins. O grupo vocal tem a regência do advogado e maestro Victor Hugo Agapito.

Em seu discurso, Dra. Zeli ressaltou a importância do advogado, como o elo entre o cidadão e a justiça e possibilita a cada um o direito da defesa. “Eu não tenho dúvidas do quão grande e do quão honrosa é essa profissão.”

A parlamentar destacou o profissionalismo dos três advogados da cidade de Valparaíso, escolhidos para serem homenageados. E mais uma vez, exaltou a grandiosidade da profissão. “Quem tem o conhecimento, tem o poder. E eu reconheço quão grande é a profissão de ser advogado.”

Profissão sublime

Eduardo Prado foi o orador seguinte. Ele sublinhou que se sentia muito feliz em realizar uma homenagem à advocacia, por vários motivos, primeiro porque se trata de uma profissão sublime, que faz a diferença não só nos tribunais, mas também na democracia. Além disso, pontuou que se orgulha de ser também advogado, tendo passado no exame da Ordem, assim que se formou na Universidade Federal de Goiás e, ainda, por causa do pai, que também foi advogado até falecer e que fazia aniversário no dia 12 de agosto.

Prado pontuou que a advocacia não é apenas uma profissão, vai muito além disso. Disse que ser advogado é um chamado para a justiça, por carregar nos ombros a responsabilidade de ser a voz daqueles que, muitas vezes, não têm voz. "É lutar, incansavelmente, para que cada pessoa tenha assegurado o direto à defesa, ao contraditório e ao devido processo legal. Nesse dia não podemos deixar de lembrar que a advocacia é um pilar fundamental ao Estado Democrático de Direito. É ela que garante a manutenção da ordem jurídica, a proteção dos direitos humanos e o fortalecimento das instituições democráticas.”

Na sequência, o presidente Rafael Lara falou aos presentes e anunciou que iria se encontrar, nesta terça-feira, com o desembargador eleitoral José Mendonça, para tratar da eleição da OAB, que, pela primeira vez, deve ser 100% online em Goiás, dando aos advogados a possibilidade de votar de onde estiverem.

Ele seguiu afirmando que símbolos importam e que o reconhecimento feito pela Alego à advocacia tem um enorme simbolismo. “Símbolo de reconhecimento da importância da Ordem dos Advogados do Brasil na sociedade, mas mais do que isso, símbolo de reconhecimento da importância da advocacia na sociedade, nas pessoas dos senhores e senhoras, que aqui estão, que têm reconhecido essa noite, a história de trabalho de cada um de vocês pela advocacia, que representam 50 mil profissionais do Estado de Goiás.”

Mesquita tratou de outras questões que a advocacia tem enfrentado, como as recorrentes prisões que têm acontecido, de advogados junto com seus clientes, em uma tentativa, segundo ele, de confundir os profissionais com os seus assistidos.

Por fim o presidente da OAB Goiás falou da parceria entre a advocacia e o Poder Legislativo, que tem atendido as demandas da categoria, através do diálogo institucional. “Esse caminho de união, esse diálogo crescente, quer dizer que nós estamos prontos para continuar fazendo esse trabalho de união do Legislativo, do Executivo, do Judiciário e da sociedade civil. Mas que também precisa deixar claro que nós estamos prontos para qualquer eventual embate, que seja necessário para a defesa da honra da advocacia, para a defesa de nossas prerrogativas.” 

A advogada Thais de Araújo Paiva recebeu o Certificado do Mérito Legislativo e discursou, representando todos os homenageados. Ela ressaltou que os advogados são profissionais que, apesar das diversidades e adversidades, sonham com a justiça. “Escolhemos uma profissão, mas também uma forma de viver, desgastante e apaixonante. Somos aqueles que, durante cinco anos, adquirem conhecimento, que muda continuamente e, se não continuamos estudando, seremos engolidos, não pelo mercado, mas por nossa própria inércia.”

Paiva também disse representar uma profissão que tem no bem comum das partes seu maior desafio e na clareza de argumentos, seu bem maior. “A advocacia, de fato, não é uma profissão de covardes”, afirmou.

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.