Ícone alego digital Ícone alego digital

Deputado Cairo Salim promove sessão solene extraordinária para mais uma homenagem aos advogados goianos

14 de Agosto de 2024 às 07:00
Crédito: Carlos Costa
Deputado Cairo Salim promove sessão solene extraordinária para mais uma homenagem aos advogados goianos
Sessão solene em homenagem ao Dia do Advogado

A Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) realizou, na noite dessa terça-feira, 13, sessão solene extraordinária para entrega do Certificado do Mérito Legislativo a profissionais do direito no Estado, em celebração do Dia do Advogado. A solenidade, que teve lugar no Plenário Iris Rezende da Casa de Leis, foi proposta pelo deputado Cairo Salim (PSD).

Além do deputado, fizeram parte da mesa dos trabalhos: a prefeita de Cristianópolis, Juliana Izabel de Paula Costa (Juliana da Farmácia); o presidente da Câmara Municipal de Indiara, Dr. Hélio Júnior; o procurador do Estado, Frederico Garcia Pinheiro; o chefe de gabinete da Casa Civil, Thiago Junqueira Rodrigues, no ato representando o secretário Jorge Luís Pinchemel; o diretor-tesoureiro da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) seção Goiás, Eduardo Alves Cardoso Jr.; o procurador da Assembleia Legislativa, Yuri de Castro Silva; o presidente da Comissão de Licitação da Alego, Santiago Sampaio Lopes; e o advogado Guilherme Peternella França.

Ao iniciar os trabalhos, Cairo Salim deu as boas-vindas aos convidados, explicando que os deputados trabalham para legislar em nome dos sete milhões de goianos, além de criarem leis, fiscalizarem o Executivo estadual e honrar cidadãos goianos que são destaque nas suas profissões, como no dia de hoje.

“Estamos homenageando um pouco mais de cem advogados nesta noite, entre mais de 52 mil no Estado. Se você está aqui hoje, está entre os melhores. Em nome do Poder Legislativo já agradeço a todos os que aceitaram o convite”, disse Salim.

O parlamentar especulou que, na era da velocidade da informação, da tecnologia e da inteligência artificial, como será que fica a profissão do advogado nas próximas eras? “Mas precisamos nos atentar ao risco iminente de boa parte da nossa profissão ser preenchida por softwares modernos. Precisamos nos organizar e dividir essa preocupação, elaborando ideias e leis para nos proteger”, afirmou.

Salim explanou, ainda, que o Dia do Advogado é comemorado no dia 11 de agosto, pois foi a data da criação dos dois primeiros cursos superiores do país, por Dom Pedro I. Ele pontuou que  o exame da OAB é responsável por peneirar os melhores entre os profissionais, deixando entrar no mercado apenas os mais capacitados.

“Levar o ensino superior a todos joga no mercado profissionais não capacitados. Isso não é benéfico. Nossa profissão não sofre por isso com o exame de Ordem. O sonho do ensino superior não é incentivado para os jovens, nos Estados Unidos, por exemplo. Apenas para quem tem condições financeiras. O profissional braçal é bem remunerado, como pedreiros e empregadas domésticas. Convido a todos para defenderem governos que invistam em ensino técnico profissionalizante. Precisamos mudar a história deste País”, defendeu Salim.  

Homenageados

O diretor-tesoureiro da OAB Goiás, Eduardo Alves Cardoso Jr., falou da honra em representar o presidente da OAB, Rafael Lara Martins, que deixa seu agradecimento pessoal pela homenagem. Lembrou ainda que a Ordem comemora, este ano, 94 anos de existência e que sua missão é impulsionar a advocacia, defender a cidadania e que isso só se faz através da união e do diálogo com todas as entidades e todos os poderes constituídos.

“Esta Casa ajudou recentemente a aprovar a Lei 22.615 que concede à advocacia a não antecipação das custas processuais para execução e cobrança de seus honorários, de forma unânime e sancionada pelo governador Ronaldo Caiado (UB). Fica aqui nosso reconhecimento institucional ao deputado Cairo Salim pela aprovação desse projeto”, agradeceu Cardoso.

O advogado Guilherme Peternella França falou em nome dos homenageados, agradecendo ao parlamentar pela honraria. E reforçou que a parte mais nobre da advocacia é que não se trata de uma profissão para covardes, mas sim para os que lutam pela justiça.

“Neste Dia do Advogado quero reforçar a luta diária, do cotidiano da profissão, que é muito desgastante, mas sempre em busca da melhor defesa possível ao cliente. Além disso, destaco a sinergia dos nossos profissionais e esta Casa de Leis, e da importância da nossa atuação em conjunto, para o avanço da cidadania e da democracia”, pontuou França.

O advogado e prefeito de Divinópolis de Goiás, Charley Tolentino, também falou e agradeceu ao deputado Salim pela oportunidade. Ele reforçou o papel fundamental do advogado em defesa da justiça. “Quero parabenizar, em especial, a advocacia do interior, pela luta e pela persistência, mesmo com todas as dificuldades, a falta de acessibilidade e distâncias. Vamos continuar lutando pela nossa profissão e pela nossa valorização.”

Por fim, o procurador da Alego, Yuri de Castro Silva, falou em nome da advocacia pública e disse não se tratar de uma tarefa fácil, que exige compromisso público e uma responsabilidade muito maior, além do respeito pela coisa pública. “Recebemos nesta Casa advogados experimentados e sei que não vamos desistir dessa profissão, por mais difícil que seja. Vamos caminhar com pé no chão, com muita fé e sonhos plausíveis.”

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.