Por iniciativa de José Machado, Parlamento fez mais uma homenagem a advogados, na manhã desta 4ª-feira
Por iniciativa do deputado José Machado (PSDB), a Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) realizou, na manhã desta quarta-feira, 14, sessão solene em mais uma homenagem ao Dia do Advogado, celebrado anualmente no dia 11 de agosto. Os homenageados foram laureados com a entrega do Certificado de Mérito Legislativo. A solenidade teve lugar no Plenário Iris Rezende e foi comandada pelo propositor do encontro.
Além do parlamentar, a mesa dos trabalhos contou com a participação do vice-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil seccional Goiás (OAB Goiás), Thales Jayme; Alcio Fernando Matias, membro da Comissão de Direitos Humanos da OAB-GO; Alessandro Almeida, presidente do Lions Clube de Goianésia; e o advogado Dyogo Crosara, especialista em direito eleitoral.
"Guardiões do direito"
Ao abrir os discursos da sessão , Machado enalteceu o trabalho da categoria que representa em benefício da Justiça e do Estado Democrático de Direito. "Vocês são guardiões do Direito."
O legislador iniciou sua fala destacando o papel da advocacia. “Celebramos aqui, hoje, uma das mais nobres profissões da sociedade. São profissionais que, dia após dia, se colocam entre a injustiça e o direito, demonstrando o compromisso com a verdade, o pacto com a justiça e defesa do direito de todos, especialmente os mais vulneráveis.”
O parlamentar seguiu detalhando as habilidades que considera próprias da profissão. “Vocês são, muitas vezes, a última esperança de quem clama por justiça. Sabem ouvir o que não foi dito e compreendem o que muitos ignoram. Trabalham para que cada cidadão seja tratado com dignidade e respeito”, pontuou.
Por fim, José Machado citou os desafios enfrentados pelos profissionais homenageados. “Gratidão por cada batalha travada e injustiça desfeita. Os desafios são imensos, mas, com dedicação, atuam num mundo de incertezas, sendo pilares da confiança na justiça e na verdade.”
Homenageados
Presidente do Lions Clube de Goianésia, Alessandro Almeida também fez uso da palavra. Ele destacou que advocacia é mais que a aplicação do Direito. “É também a arte de lutar pela preservação dos direitos dos cidadãos”.
Ele relembrou, por fim, que a advocacia é um sonho de infância e que os advogados têm a função de proteger as leis e o Direito.
Após a fala de Alessandro, subiu à tribuna o advogado Dyogo Crosara para falar em nome dos homenageados. Ele destacou que o sentimento em ser advogado é algo compreendido somente pelos que pertencem à classe. “Desde a Grécia antiga dizem que nossa profissão é a mais bela das profissões, pois levamos a justiça aos cidadãos", afirmou.
Crosara disse que ser advogado é, antes de tudo, ter coragem e ser forte. "É uma profissão difícil, com a qual levamos a palavra de alguém que muitas vezes não é ouvido."
Segundo o advogado, é bom convencer com argumentos e palavras: "Temos tantas missões na advocacia. Somos guardiões da sociedade. O advogado é indispensável à administração da justiça. E essa importância é porque à advocacia incumbe a defesa da democracia e da justiça”, encerrou.