Ícone alego digital Ícone alego digital

Bia de Lima credita resultados no Ideb aos esforços dos profissionais da educação

14 de Agosto de 2024 às 15:25

Em pronunciamento durante o Pequeno Expediente desta tarde, 14, a deputada Bia de Lima (PT) fez questão de ressaltar o papel dos profissionais da educação para a retomada da liderança goiana nos índices da educação nacional. Goiás avançou à primeira colocação no mais recente Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), de 2023. O indicador avalia, entre outros pontos, o fluxo escolar e as médias de desempenho nas avaliações em cada estado.

“É preciso, efetivamente, enaltecer quem tem feito, no dia a dia, o trabalho sério, que são os profissionais da educação”, enfatizou a petista. O resultado, na visão da parlamentar, representa mais uma oportunidade que a atual gestão estadual tem para valorizar a categoria com o plano de carreira, ainda não encaminhado pelo Executivo à Alego.

A pauta, de acordo com Bia, foi acordada com o Governo ainda em março, mas ainda não avançou. “Não é justo com quem dá ao Governo de Goiás uma visibilidade como essa e não tem o reconhecimento, na prática, do profissional, da dedicação, da competência desses valorosos profissionais”, argumentou ao convocar apoio dos colegas parlamentares à demanda.

A deputada relatou, em um segundo momento, a audiência pública que discute o Plano Nacional de Educação nesta tarde, no auditório 2 da Alego. Participam do encontro diversas entidades representativas da Educação de todo o País, no intuito de definir o planejamento da pasta em todas as esferas de Governo. “É isso que nós queremos. Não só viver de destaque, mas trazer mudanças, a valorização, o respeito com esses profissionais”, defendeu.

“Que estejamos juntos em favor da educação!”, clamou Lima ao referendar a fala anterior do presidente Bruno Peixoto (UB) sobre os investimentos em educação. “Quando se investe, efetivamente, todos ganham”, arrematou.

Por fim, Bia de Lima também relatou a visita do vice-presidente da República, Geraldo Alckmin (PSD), a Goiás. Alckmin discutiu com empresários goianos ações do Programa Brasil Mais Produtivo (B+P), integrante do plano Nova Indústria Brasileira (NIB), para o Estado. Além de lideranças do setor, também participaram da reunião o presidente Bruno Peixoto, o deputado Mauro Rubem (PT), o vice-governador Daniel Vilela (MDB) e outras autoridades. “Muito importante o diálogo com os empresários. Estamos inovando, avançando, estamos no caminho certo”, encerrou a petista.

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.