Ícone alego digital Ícone alego digital

Projeto que concede mais cinco anos de extração e beneficiamento em Minaçu tem primeiro aval

15 de Agosto de 2024 às 11:50

Os deputados chancelaram, em sessão extraordinária híbrida realizada nesta quinta-feira, 15, o projeto de lei no 17605/24, da Governadoria, que estabelece o prazo de cinco anos para o encerramento das atividades de extração e beneficiamento do amianto da variedade crisotila, conforme a Lei no 20.514, de 16 de julho de 2019.

A medida, segundo o próprio Executivo, “tem o objetivo de permitir a transição gradual da atividade para mitigar os impactos econômicos, sociais e ambientais na região produtora, bem como estabelecer planejamento de recuperação local após o fechamento da mina”.

O amianto crisotila é produzido pela mina de Cana Brava, localizada em Minaçu/GO, e hoje representa a principal atividade econômica do município.

“Portanto”, é explicado na matéria, “o encerramento das atividades depende da atuação estatal regulamentar para assegurar à população e ao desenvolvimento local mecanismos de mitigação de danos, inclusive ambientais, por meio de planejamento estratégico”.

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.