Comissão de Turismo participa, amanhã, de encontro com enólogos e embaixadores na Rota dos Pirineus
O presidente da Comissão de Turismo do Parlamento goiano, deputado Coronel Adailton (Solidariedade), participa, neste sábado, 17, da "Rota dos Embaixadores", em vinícolas situadas no município de Cocalzinho de Goiás.
Promovido por meio de parceria estratégica entre a Prefeitura de Cocalzinho, Distrito Federal e o Governo de Goiás, a iniciativa tem como objetivo promover o desenvolvimento regional, a economia local e a integração diplomática, além de fazer uma interlocução eficaz entre os entes federados.
Participarão do evento os embaixadores da Finlândia, Macedônia, Trinidad Tobago, Suriname, Iraque, Malta, Hungria, Equador, Timor-Leste, Grécia, Omã, Mali, Palestina, Paquistão, Suécia, Togo, Irã, Bolívia e Guiné. Na oportunidade, serão apresentadas as riquezas culturais, históricas e econômicas da região.
Estão previstas, no percurso, as visitas ao Empório Villa Serra, ao Coqueiral Queijaria, à Estação Ecológica Selah e ao Vinhedo Calliandra. “Acredito que a presença dos embaixadores em Cocalzinho será um passo significativo para fomentar a economia local e destacar a diversidade que essa região tem a oferecer”, frisa o convite da Secretaria de Estado do Entorno do DF, destinado a Adailton.
“Conto com vossa participação para que possamos, juntos, contribuir para uma diplomacia mais eficaz e fortalecer uma rede de relações ainda mais ampla e diversificada, integrando o Brasil em um contexto global mais equilibrado e colaborativo”, destaca o chamado. Ao aceitar o convite, a Comissão de Turismo ressalta trabalhar para a valorização, o fortalecimento e o desenvolvimento da vitivinicultura e o enoturismo em Goiás.
Rota dos Pirineus
A região em que será implementada a “Rota dos Embaixadores” integra a Rota dos Pireneus - Queijos e Vinhos de Goiás, oficializada em meados de 2022. Tem o intuito de proporcionar ao turista experiências diferenciadas no Estado, graças à qualidade das uvas produzidas nos municípios de Pirenópolis, Cocalzinho e Corumbá.
O roteiro prevê agradar tanto os enófilos mais exigentes quanto aqueles que preferem suco de uva ou o fruto in natura. Já os queijos produzidos na região proporcionam uma experiência de sabores à parte, sem falar na viagem pela gastronomia oferecida pelo restaurante local Calliandra Gastronomia, que harmoniza pratos da alta culinária italiana com um toque de Cerrado e excelentes vinhos. A Rota dos Pirineus oferece ao público que visita a propriedade uma viagem ao turismo rural, com visita à plantação de uvas.