Ícone alego digital Ícone alego digital

Gustavo Sebba exalta contribuições da história da UEG para o progresso de Goiás

16 de Agosto de 2024 às 09:45

Ao abrir os discursos da sessão solene em homenagem aos 25 anos da Universidade Estadual de Goiás (UEG), o deputado Gustavo Sebba  (PSDB) enalteceu a história e destacou o papel da instituição para o progresso do Estado. “Goiana por excelência e vanguardista por nascimento. É um ponto de virada na história de Goiás. Cumpre o propósito de disseminar conhecimento, transformando vidas”.

O proponente do evento disse que a criação da universidade representou um marco no desenvolvimento econômico e social do Estado, pondo fim ao que chamou de “políticas do atraso e dos coronéis”. “Sua história se confunde com a chegada de um novo tempo em Goiás. Em 1998 o povo goiano ousou sonhar e a criação da UEG foi o passo mais estratégico para o avanço do Estado”, exaltou.

Esperança 

O legislador lembrou que a criação da UEG se deu a partir da união de vários institutos de ensino e que foi fundamental para a qualificação da educação no interior do Estado. “Mais do que criar no papel, representou investimentos nos quatro cantos de Goiás, levando esperança à população do interior, que nem sonhava com diploma superior por falta de dinheiro para pagar.”

Sebba seguiu enumerando as conquistas alcançadas pela instituição ao longo dos anos. “Gera empregos diretos, beneficiando goianos e a população de outros estados que vem aqui para estudar. Qualificou a mão de obra para indústria, o agronegócio e em todos os setores importantes. A UEG transformou Goiás e a vida dos goianos”, exaltou.

Dentre as conquistas, o legislador celebrou o alcance de mais de 110 mil pessoas graduadas, ao longo dessas duas décadas e meia, e a oferta de bolsas que garantiu o acesso e permanência da população de baixa renda. “Oito em cada dez estudantes têm renda familiar de até três salários mínimos. Hoje, são 13 mil alunos matriculados. A maioria tem esse como o único caminho possível para melhorar de vida”, arrematou.

O encontro está sendo realizado no Plenário Iris Rezende da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), na manhã desta sexta-feira, 16.

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.