Revitalização das bacias hidrográficas de Goiás é proposta de Antônio Gomide
O deputado Antônio Gomide (PT) pleiteia, por meio do projeto de lei nº 17541/24, instituir, em Goiás, uma política estadual voltada à revitalização de bacias hidrográficas no Estado. O objetivo é recuperar e conservar os rios por meio da implementação de ações ambientais integradas e permanentes, e de medidas que conciliem a manutenção hídrica, os biomas marginais e o desenvolvimento sustentável.
Na justificativa da propositura, o autor frisa que Goiás é um Estado muito rico quando se fala em recursos hídricos, sendo banhado pelas bacias hidrográficas do São Francisco, Paraná e Tocantins-Araguaia.
Além disso, ressalta que o território goiano abriga a nascente do Rio Tocantins, considerado o mais extenso da Bacia do Tocantins-Araguaia, que é também a maior bacia brasileira, com a abrangência de 967.059 km, em todo o território nacional.
“As bacias hidrográficas possuem grande relevância para a população, pois contribuem para o abastecimento de água potável, irrigação e geração de energia. Tendo isso em mente, fica mais que clara a necessidade de se cuidar das reservas de água, como forma de garantir tanto a sustentabilidade quanto o desenvolvimento do nosso País”, destaca Gomide.