Em sessão proposta por Alessandro Moreira, Parlamento rende homenagem a profissionais do interior
Em solenidade realizada por iniciativa do deputado Alessandro Moreira (PP), na noite dessa terça-feira, 20, a Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) homenageou servidores públicos, empresários e profissionais liberais de várias cidades goianas. Na oportunidade, a prefeita de Alvorada do Norte, Iolanda Holiceni Moreira dos Santos (UB), recebeu o Título de Cidadã Goiana, e outras pessoas foram condecoradas com a Medalha do Mérito Legislativo Pedro Ludovico Teixeira e com o Certificado do Mérito Legislativo.
A sessão solene extraordinária foi presidida pelo propositor da homenagem, Alessandro Moreira, que foi ladeado, na mesa diretiva, pela prefeita Iolanda Holiceni Moreira dos Santos e pelo subtenente do Corpo de Bombeiros do Estado de Goiás, Eduardo Antônio Francino de Oliveira.
Em seu pronunciamento, Moreira ressaltou que a noite tinha uma grande importância, pois homenageava pessoas que, através do seu trabalho, dedicam suas vidas e seu dia a dia para servir ao próximo e melhorar a vida do cidadão goiano. Ele lembrou que cada um dos presentes, como servidores públicos, agentes da segurança pública, religiosos e outros profissionais, têm contribuído, nos seus municípios, para a prosperidade de suas comunidades.
Sobre a prefeita de Alvorada de Norte, que também é esposa do deputado, ele justificou a concessão da cidadania goiana. “Ela nasceu em Brasília, mas sempre morou e sempre realizou seu trabalho no Estado de Goiás. Então hoje presto essa homenagem justa a ela, para que se torne, de fato e de direito, uma cidadã goiana.”
Moreira afirmou que o reconhecimento feito pelo Legislativo também é um dever do parlamentar. “Quero dizer a cada um de vocês, que saíram de suas casas para virem aqui, que isso nos deixa felizes. Porque é o nosso dever, é dever cumprido, homenagear as pessoas para que que elas se sintam recompensadas e se sintam gratificadas pelo que elas têm feito pelas nossas comunidades.”
Servir
Na sequência da solenidade, o legislador fez a entrega do Título de Cidadania Goiana a Iolanda Holiceni Moreira dos Santos, que em seguida falou aos presentes. Ela expressou sua satisfação de estar recebendo a homenagem e contou um pouco da história pessoal. Contou que nasceu em Brasília, filha de um polonês e de uma goiana, mas cresceu em Alvorada do Norte. Depois de um tempo, a família voltou para o Distrito Federal, quando a mãe faleceu, ainda muito jovem, aos 26 anos.
A prefeita pontuou que aprendeu desde cedo a servir ao próximo, já que a mãe fazia trabalhos sociais voluntários com recursos próprios, ajudando pessoas carentes da cidade de Alvorada do Norte. Ela ressaltou que, como prefeita da cidade, teve a oportunidade de continuar fazendo o bem. “A gente vive em função de servir ao povo e servir ao próximo e para a nossa família, que é o nosso bem maior.”
Em seguida, houve a entrega das comendas aos homenageados. Receberam a Medalha do Mérito Legislativo Pedro Ludovico Teixeira o subtenente do Corpo de Bombeiros Eduardo Antônio Francino de Oliveira, o 3º sargento da Polícia Militar Daniel Sanches Siqueira, o 3º sargento do Corpo de Bombeiros Jailson de Farias dos Santos e a papiloscopista Maíra Belém Cirqueira Rodrigues. O deputado ainda entregou o Certificado do Mérito Legislativo a outras personalidades.
Falando em nome dos homenageados, o sargento Jailson de Farias dos Santos afirmou que o sentimento, pela homenagem, era de gratidão e de incentivo a trabalhar cada vez mais pela sociedade goiana. Ele agradeceu a todos os deputados pelo reconhecimento feito aos agraciados da noite, mas especialmente a Alessandro Moreira, que tem levado benfeitorias para a região Nordeste do Estado.
“Agradeço muito por essa oportunidade de estar aqui hoje, sendo agraciado e acredito que em nome de todos os homenageados, eu posso agradecer e pedir que todos nós continuemos firmes na missão, com o intuito de executar nossas tarefas, independentemente de qual seja. Para que cada vez mais nosso Estado se destaque no cenário nacional e que nós consigamos realizar não só as nossas vontades, mas também poder servir, com excelência, à nossa sociedade goiana”, afirmou Santos.