TV Assembleia debate impactos da eleição da Venezuela em eleições municipais com o analista Eliton Marinho

27 de Agosto de 2024 às 15:00
Crédito: Maykon Cardoso
Entrevista com o advogado Eliton Marinho

O Programa Visão da Política, da TV Assembleia Legislativa, vai tratar das eleições na Venezuela e seu provável impacto nas eleições municipais no Brasil. Para falar sobre o assunto, a apresentadora e jornalista Monalisa Carneiro recebeu o advogado, professor e comentarista político Eliton Marinho.

O convidado reforçou que as eleições na Venezuela e o questionamento da sua transparência e da sua veracidade podem sim ter alguma influência nas eleições municipais que acontecem em outubro. “O Brasil tem mais de 5,7 mil municípios que poderão formar a base ou a oposição do próximo Governo Federal, ou seja, a disputa para o próximo presidente começa agora, com as disputas de prefeitos e vereadores”, apontou.

Eliton Marinho lembrou, ainda, que os representantes municipais possuem uma maior proximidade com a população e que, por isso, são fundamentais para a transmissão de ideias partidárias. “Serão esses prefeitos que poderão cobrar posicionamento ou apoio dos representantes estaduais e federais da próxima disputa”, reforça.

O convidado observou que as eleições na Venezuela tiveram sua legitimidade questionada por diversos países do mundo. “O presidente Lula, por exemplo, é do Partido dos Trabalhadores (PT), que chancelou as eleições daquele país. Isso pode refletir nas eleições para prefeitos e vereadores, dependendo do posicionamento de quem vota, sendo a favor dessa chancela ou não”, declarou Marinho.

“Dependendo das repercussões na Venezuela, o Brasil pode receber refugiados ou sofrer sanções internacionais e não sei se os candidatos a prefeito estão cientes ou prontos para lidarem com isso. Contudo, trazer esse debate para essas eleições mostra um maior amadurecimento político do brasileiro”, finalizou.

A entrevista completa vai ao ar nesta terça-feira, 27, após a transmissão da sessão plenária, e pode ser acompanhada na TV Assembleia Legislativa pelos canais 3.2 da TV aberta, 8 da NET Claro e 7 da Gigabyte Telecom, pelo portal.al.go.leg.br e, ainda, no canal do YouTube.

Agência Assembleia de Notícias