Parlamento goiano presta nova homenagem a advogados, por iniciativa do deputado Bruno Peixoto
Em comemoração ao Dia do Advogado, a Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) realizou mais uma sessão solene, para homenagear os profissionais da categoria. Dessa vez, a propositura foi do presidente da Casa, deputado Bruno Peixoto (UB), em reconhecimento ao trabalho, dedicação e esforço dos profissionais, que contribuem pelo desenvolvimento do Estado de Goiás.
Mais uma vez, a advocacia goiana compareceu em peso ao Plenário Iris Rezende Machado para a celebração que é realizada no dia 11 de agosto. A sessão solene, na noite dessa quinta-feira, 22, contou com a presença de dezenas de familiares e amigos dos profissionais que vieram prestigiar os homenageados.
Acompanharam o presidente da sessão, Bruno Peixoto, na mesa diretiva: o desembargador Breno Caiado, no ato representando o Tribunal de Justiça de Goiás; o empresário do ramo da comunicação, José Arliwan Elias; o diretor do Instituto dos Advogados de Goiás, Roberto Rodrigues; e a diretora da Escola do Tribunal de Contas do Estado, Jaqueline Nascimento.
O conselheiro federal da Ordem dos Advogados do Brasil - Seção Goiás (OAB Goiás), Roberto da Serra Silva Maia, foi o primeiro orador da noite. Ele iniciou o pronunciamento pontuando que tem uma visão especial da advocacia, conforme o autor Rudolf von Iheringh (1818-1892) descreve a Deusa da Justiça. Segundo ele, o teórico define Themis da seguinte forma: a venda é a imparcialidade, a balança é o direito e a espada é a força necessária para fazer valer o direito.
Maia pontuou que Rudolf von Ieringh diz que a justiça só reina quando a força despendida para empunhar a espada corresponde àquela para manejar uma balança. E afirmou, ainda, que, quando se fala da balança, está se referindo ao Poder Legislativo e à atuação da advocacia. “A advocacia entra nessa engrenagem de Ihering como um instrumento essencial para que a balança seja devidamente sopesada e a espada não aplicada com a força descomedida. E é essa advocacia que está sendo aqui homenageada”.
Garantia de direitos
Na sequência, o presidente Bruno Peixoto entregou ao empresário José Arliwan Elias a Medalha do Mérito Legislativo Pedro Ludovico Teixeira. Em seguida, foi a vez do advogado André Luiz Aidar Alves ser agraciado com o Certificado do Mérito Legislativo.
Discursando em nome dos homenageados, Alves sublinhou que recebia a homenagem com profundo respeito e gratidão: “Estar aqui hoje nos enche de orgulho e nos fortalece na missão diária de defender os direitos e garantias fundamentais do cidadão”.
Lembrando uma frase do jurista Evandro Lins e Silva, que disse “Eu tenho o vício da defesa da liberdade”, o advogado pontuou que essa citação resume perfeitamente o que é advocacia, já que, para ele, o trabalho do advogado é uma defesa constante das liberdades individuais e coletivas e um compromisso com a justiça e a dignidade humana.
Ele ainda agradeceu a todos os deputados pela homenagem. “Esse reconhecimento é um incentivo para que continuemos a trilhar o caminho da justiça, da ética e do respeito ao próximo”.
Antes da entrega das comendas, Bruno Peixoto parabenizou os advogados homenageados, que, segundo ele, “defendem seus clientes, defendem a justiça, operam o direito”. O legislador afirmou ainda que gostaria de homenagear todos os advogados goianos, mas, como é inviável, alguns profissionais são escolhidos para representar toda a categoria.
Bruno Peixoto também discorreu sobre as ações que tem desenvolvido na humanização do Poder Legislativo e na abertura do Parlamento ao povo, com atividades artísticas diárias, os atendimentos de saúde e a cessão dos auditórios para eventos da população.
O presidente do Legislativo também fez uma prestação de contas de sua gestão, revelando que a Casa tem economizado com a suspensão e a substituição de contratos e outras ações desenvolvidos, que resultaram na devolução de R$ 40 milhões do duodécimo ao Governo “Então, fizemos muitas transformações, e a Assembleia hoje é verdadeiramente a Casa do Povo goiano. Sintam-se bem-vindos à Casa de vocês”.
Na sequência, Bruno Peixoto entregou a outros 126 advogados o Certificado do Mérito Legislativo.