Ícone alego digital Ícone alego digital

O Dia do Soldado foi celebrado nesta 6ª-feira, na Alego, em sessão solene proposta pelo deputado Major Araújo

23 de Agosto de 2024 às 11:40
Crédito: Carlos Costa
O Dia do Soldado foi celebrado nesta 6ª-feira, na Alego, em sessão solene proposta pelo deputado Major Araújo
Sessão solene em homenagem ao Dia do Soldado

A Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego) realizou, na manhã desta sexta-feira, 23, sessão solene em homenagem ao Dia do Soldado, com entrega da Medalha do Mérito Legislativo Pedro Ludovico Teixeira a integrantes das forças de segurança. A sessão foi proposta pelo  deputado Major Araújo (PL). A data é celebrada no Brasil no dia 25 de agosto.

Além do parlamentar, tomaram assento à mesa dos trabalhos o coronel veterano do Corpo de Bombeiros Militar, José Ferreira Barbosa, e o major do Exército Hugo Mendonça Christiani.

Ao fazer uso da palavra, Major Araújo destacou que é uma honra para a Casa de Leis abrir suas portas para uma celebração em homenagem e reverência ao Dia do Soldado. “Uma data que simboliza o valor e bravura daqueles que escolheram lutar por nossa pátria e pela manutenção da paz e da ordem”, afirmou o parlamentar.

O deputado também apontou que o Dia do Soldado é destinado a homenagear a patente em todas as forças de segurança do País e que a data é em referência ao nascimento de Luís Alves de Lima e Silva, conhecido como Duque de Caxias, tido como Patrono do Exército Brasileiro. “É uma data comemorativa brasileira que homenageia todos os soldados do Brasil. Homens que carregam o estandarte da honra e dedicação à nação. Sou militar, por opção, tive a honra de por muitos anos vestir a farda e ombrear ao lado de heróis, homens e mulheres que encaram o verdadeiro significado de sacrifício”, encerrou Araújo.

Ao logo de sua fala o parlamentar elencou ações do exército brasileiro, fundamental para assegurar a vitória dos países aliados durante a segunda guerra mundial. Major Araújo destacou, ainda, o papel desempenhado pelos militares no acidente radiológico com o Césio-137 em 1987, o trabalho para o escoamento e logística na distribuição das vacinas de covid-19 durante a pandemia da doença e a ajuda humanitária em desastres naturais, como as enchentes no sul da Bahia em 2021, litoral norte de São Paulo em 2023 e Rio Grande do Sul em 2024.

Progresso

O major do Exército Hugo Mendonça Christiani falou em nome dos homenageados e destacou a profunda ligação entre as instituições militares e a formação do Brasil como nação, lembrando que, desde a primeira Constituição do Império em 1824, as Forças Armadas cresceram em conjunto com o País. Ele mencionou ainda que, ao longo da história, as forças auxiliares, como a Polícia Militar, têm sido partes essenciais das Forças Armadas, mobilizadas para proteger a soberania nacional e enfrentar desafios tanto internos quanto externos.

O homenageado relatou que adotou Goiás como sua terra natal, expressou seu orgulho em poder celebrar a data em um Estado que escolheu para viver e onde trouxe sua família. O Major  ressaltou os avanços significativos em segurança e qualidade de vida em Goiás, creditando esses progressos ao trabalho incansável das forças de segurança, que têm sido valorizadas e respeitadas sob a liderança do Governo estadual.

O homenageado concluiu seu discurso relembrando a figura do Duque de Caxias, não apenas como um grande líder militar, mas como um pacificador que sempre buscou construir a paz e proteger o povo brasileiro. "Como no passado, os desafios futuros exigirão a mesma união e determinação das Forças Armadas e das forças de segurança", conclui.

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.