Em lembrança ao Dia da Saúde, profissionais do setor foram homenageados pelo Parlamento, na 6ª-feira, 23

26 de Agosto de 2024 às 07:00
Crédito: Denise Xavier
Sessão solene extraordinária em homenagem aos profissionais da saúde

Em sessão proposta pelo presidente da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), Bruno Peixoto (UB), e pelo deputado Eduardo Prado (PL), o Parlamento goiano prestou homenagem a profissionais que atuam na saúde em Goiás. Na solenidade, na noite de sexta-feira, 23, foi entregue o Certificado do Mérito Legislativo a trabalhadores da área, em reconhecimento ao trabalho desenvolvido e a contribuição à sociedade goiana.

Na solenidade foi celebrado o Dia Nacional da Saúde, comemorado no último dia 5 de agosto. A data é uma homenagem ao nascimento do médico sanitarista Oswaldo Cruz (1872-1917), um dos homens que mais contribuiu para a melhoria da saúde na sociedade

Tomaram assento à mesa diretiva, presidida pelo deputado Eduardo Prado: secretário de Estado da Saúde, Rasível dos Reis Santos Júnior; secretário de Saúde e Meio Ambiente do Trabalho da Alego, Eduardo Bernardes Alves; assessor de relações institucionais da Secretaria de Estado da Saúde (SES), José Fernando Lemos de Jesus; chefe de gabinete da Presidência da Alego, Rafael Moura; e coordenadora de enfermagem da Maternidade Dona Iris, Jussara Borges Guimarães.

Em sua fala, Eduardo Bernardes Alves afirmou que, como profissional da saúde, se sentia elogiado ao ver tantos colegas na Casa. Ele ressaltou ainda a missão dos trabalhadores de saúde, que saem de casa pela manhã, sem saber as situações que os esperam e a hora que voltam. Ele pontuou a importância de cada profissional que faz parte da categoria, destacando que todos têm seu valor. “Cada um faz parte do processo, nenhum é mais importante dentro da profissão.”

Escolha

Eduardo Prado lembrou que, quando foi entrar para a universidade, passou em vestibulares para medicina, e também para Direito e, para se decidir, foi se aconselhar com um tio médico. Segundo ele, o tio falou das dificuldades da profissão e ele acabou escolhendo o Direito e, ao fim do curso, passou em um concurso para o cargo de delegado, que também tem inúmeros percalços.

O legislador disse que apesar de não ter escolhido a medicina tem um profundo respeito pela profissão e, no seu mandato, busca atender as demandas do setor. “A gente sempre luta e consegue ajudar dentro do Parlamento com os projetos de lei. Então, quando nós homenageamos vocês, na verdade nós estamos homenageando o povo goiano. Dias atrás eu mandei R$ 1 milhão para reativar a UTI de Rubiataba e uma senhora veio me agradecer, porque o esposo dela foi salvo por conta da UTI. E isso é muito gratificante.”

Em seguida, o assessor de relações institucionais da SES, José Fernando Lemos de Jesus, recebeu a Medalha do Mérito Legislativo Pedro Ludovico Teixeira. Lemos sublinhou que reconhece a importância de todos os trabalhadores, mas entende que os profissionais de saúde são diferenciados, porque é preciso ter amor. “Quantas vezes nós deixamos nossos entes queridos e vamos salvar pessoas alheias. É isso que nos faz diferentes, viver as adversidades. E com tudo, mesmo com dores, mesmo com problema em casa, oferecemos o cuidado.”

Antes da entrega dos certificados aos outros homenageados, o secretário de Saúde, Rasível dos Reis, fez uso da palavra. Ele ressaltou que a honraria ofertada pela Assembleia Legislativa é uma expressão do profundo reconhecimento, respeito e gratidão pelo trabalho incansável e essencial que os servidores realizam diariamente. “Em momentos de desafio, sejam pandemias, epidemias, como a de dengue, que recentemente passamos, foram o compromisso e a dedicação de vocês que sustentaram nosso Sistema Únicos de Saúde (SUS). Não apenas enfrentaram as adversidades, mas também se superaram, garantindo que o direito à saúde fosse preservado para todos os goianos.”

Reis ainda exortou os trabalhadores a valorizarem a homenagem, se dedicando ainda mais ao que fazem. "Que essa homenagem seja símbolo de reconhecimento. Continuem sendo a força vital no nosso SUs e inspiração para todos nós."

Agência Assembleia de Notícias