Procurador-geral do Estado exalta trajetória de ex-ministro do STJ
Em discurso na sessão solene extraordinária desta segunda-feira, 26, em homenagem a Sebastião de Oliveira Castro Filho, ex-ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), o procurador-geral do Estado de Goiás, Rafael Arruda Oliveira, parabenizou Castro Filho pela grande contribuição à história do Poder Judiciário no Brasil.
Rafael Arruda, representando, na ocasião, o governador Ronaldo Caiado (UB), cumprimentou a todos os presentes no evento e exaltou a trajetória de Castro Filho, vivida, segundo o procurador-geral do Estado, em um cenário incomparável aos dias atuais.
“Eu posso dizer que a geração que me antecedeu derrotou o autoritarismo, a hiperinflação, e obteve muitos resultados prezados e expressivos sobre a pobreza extrema”, frisou. “Hoje, o Judiciário ocupa um papel central e excepcional no processo político nacional. Contudo, nunca foi assim. Foi graças à atuação de homens como Castro Filho, quando pouco se falava em direitos fundamentais, que o Judiciário avançou”, salientou.
Arruda ainda avaliou o ex-ministro como um goiano que honra o Estado de Goiás, a magistratura e o direito, e reiterou caber aos presentes somente “reverenciar e homenageá-lo, pelo contributo que pôde oferecer ao longo do tempo”.