Deputado Lineu Olimpio é o convidado desta quarta-feira, 28, no Visão da Política, da TV Assembleia Legislativa

28 de Agosto de 2024 às 14:00
Crédito: Hellenn Reis
Programa Visão da Política entrevista deputado Lineu Olimpio

O Visão da Política desta quarta-feira, 28, recebe o deputado Lineu Olimpio (MDB) na TV Assembleia Legislativa. O parlamentar abordou temas atuais da política goiana, como as recentes mudanças no Fundo Estadual de Infraestrutura (Fundeinfra), o cenário eleitoral deste ano e temas municipalistas, uma das bandeiras defendidas pelo emedebista.

Engenheiro civil por formação, Olimpio conversou com a apresentadora Monalisa Carneiro sobre as mudanças no Fundeinfra, promovidas pela Lei Estadual nº 22.940/24, recentemente aprovada pelo Parlamento goiano e sancionada pelo Executivo.

O deputado argumentou que as mudanças, agora vigentes, foram construídas a partir de demandas do setor. Com a nova legislação, o planejamento e a execução de obras de engenharia têm a possibilidade de realização por convênios com particulares, em regime de compensação com os créditos do Fundeinfra.

Mudanças foram tema de encontro entre Governo e Parlamento

Olimpio também discutiu a pauta durante a audiência pública realizada hoje, na Alego. O encontro recebeu o secretário de Infraestrutura e presidente da Goinfra, Pedro Sales, em mais uma oportunidade para o diálogo entre Parlamento e Governo.

Na oportunidade, o deputado frisou a necessidade de transparência e esclarecimento em relação ao Fundeinfra. "É crucial esclarecer para todos os deputados aqui e para a sociedade em geral quais obras já foram entregues, quais estão em andamento e quais estão ainda em fase de licitação de projeto", declarou.

Em outro momento da entrevista, o atual cenário político de Goiás foi pauta, com as eleições municipais que se aproximam. Para o deputado, o momento é de respaldo ao apoio de lideranças locais. Ele apontou, ainda, que há cidades com representação de mais de um parlamentar da Alego, mas que há espaço para exercer as atividades políticas em boa convivência.

Outro ponto discutido com Lineu Olimpio trata das agendas municipalistas. O deputado, que também é coordenador da Frente Parlamentar Municipalista na Alego, discutiu a evolução na configuração de repasses da União às cidades brasileiras e defendeu uma revisão do pacto federativo que os definem. Para Olimpio, o tema exige maior participação de entidades representativas, por isso, vê com bons olhos o momento em busca de uma maior arrecadação para servir à população dos municípios goianos.

A entrevista completa vai ao ar nesta quarta-feira, 28, após a transmissão da sessão plenária, e pode ser acompanhada na TV Assembleia Legislativa pelos canais 3.2 da TV aberta, 8 da NET Claro e 7 da Gigabyte Telecom. Na internet, você pode acessar o portal.al.go.leg.br ou, ainda, o canal da TV Alego no YouTube.

Agência Assembleia de Notícias