Ícone alego digital Ícone alego digital

Assembleia Legislativa rende homenagem a empresários e produtores do agronegócio, por iniciativa de Amauri Ribeiro

28 de Agosto de 2024 às 07:00
Crédito: Carlos Costa
Assembleia Legislativa rende homenagem a empresários e produtores do agronegócio, por iniciativa de Amauri Ribeiro
Sessão solene em homenagem a empresários e produtores do agronegócio

Por iniciativa do deputado Amauri Ribeiro (UB), o Parlamento goiano prestou homenagem a empresários e produtores do agronegócio de Goiás na noite dessa terça-feira, 27. O evento foi em reconhecimento aos serviços desempenhados por essas pessoas ao Estado de Goiás. O parlamentar entregou o Certificado do Mérito Legislativo a pequenos e grandes produtores. Na categoria, estavam produtores de leite, agrônomos e empresários ligados às produções direta e indireta do agronegócio.

Além do deputado, a mesa diretora teve: o proprietário da empresa Tamburil, Amarildo Gonçalves Pires; o advogado e agropecuarista Eurico Velasco de Azevedo Neto; o presidente da Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa), José Ricardo Caixeta; o ex-presidente do Conselho Regulador da Agência Goiana de Regulação, Controle e Fiscalização de Serviços Públicos (AGR), Eurípedes Barsanulfo da Fonseca; e o agropecuarista Silvestre Coelho, produtor da vaca mais valorizada do mundo, que entrou para o Guinness Book, num valor estimado de R$ 21 milhões.

Em sua fala, Amauri Ribeiro contou ser um defensor do produtor rural na Assembleia Legislativa, que luta pelo direito à propriedade privada. Falou ainda que o atual governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) não o representa, por retirar o direito a essa propriedade privada. “É um direito garantido nosso e temos de defendê-la. O agronegócio é o pilar estrutural do País. Só no ano passado, o agro foi responsável por mais de 23% do Produto Interno Bruto (PIB) do país. Hoje somos marginalizados e tratados como criminosos por este governo.”

O parlamentar disse que houve uma desvalorização absurda do produtor de soja, de laticínio e dos criadores de gado. “A comida do país é produzida pelo agronegócio, que hoje é marginalizado. Passamos por dificuldade, principalmente o produtor de leite, o qual represento na Casa, que vem sacrificado no Brasil. O governo comunista e socialista que existe no nosso país, hoje, quer dividir nossa terra”, afirmou.

Produtores rurais

O presidente da Agrodefesa, José Ricardo Caixeta, agradeceu ao deputado Amauri Ribeiro pela homenagem. Ele informou que, especificamente em Goiás, 90% da exportação total do Estado vem do agronegócio, que impacta mais de 70% da economia de Goiás. “É uma homenagem muito justa a desta noite e agradeço ao deputado por isso. Com muita honra, recebi do governador Ronaldo Caiado (UB) a missão de conduzir a defesa agropecuária em Goiás. Se o agro é tão importante, hoje, é porque o Estado está presente, dando diretrizes de regras e normas. Por isso, estendo meus cumprimentos também ao governador Caiado.”

Em seguida, o ex-presidente do conselho da AGR, Eurípedes Barsanulfo da Fonseca, falou da sua emoção em participar da sessão e relembrou ter sido vizinho de porteira de Amauri Ribeiro. “Tenho enorme alegria em participar desse reconhecimento, nesta noite, e pela forma como o deputado defende o produtor rural neste Estado. Goiás é pulsante e tem seu crescimento reconhecido, pela condução limpa do governador Caiado. É uma honra para mim receber a comenda desta Casa; é o título mais importante da minha vida”, disse.

O proprietário da empresa Tamburil, responsável por uns dos maiores bancos genéticos de gados leiteiros, Amarildo Gonçalves Pires, falou em nome dos homenageados e agradeceu a oportunidade de estar na sessão. Ele dedicou sua fala e sua homenagem ao seu filho Bruno, que, aos 6 anos, despertou a sua vontade em fazer parte do agronegócio.

“Agradeço ao deputado Amauri Ribeiro por lembrar dos produtores rurais, por homenageá-los e por ser uma voz ativa em sua defesa. É uma das poucas vozes que nos representa na Assembleia Legislativa. Eu acredito muito no leite e na sua produção, é nosso primeiro alimento da vida e o mais importante. Obrigado deputado, tenho muita gratidão por você”, agradeceu o empresário.

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.