Parlamento homenageou técnicos de enfermagem e de radiologia, em iniciativa do deputado José Machado

28 de Agosto de 2024 às 10:45
Crédito: Carlos Costa
Sessão solene em homenagem aos profissionais de enfermagem e radiologia
"

A Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) realizou na manhã desta quarta-feira, 28, sessão solene para homenagear profissionais de enfermagem e radiologia, com a entrega do Certificado do Mérito Legislativo. A sessão teve local no Plenário Iris Rezende e foi comandada pelo propositor da honraria, deputado José Machado (PSDB).

Além do parlamentar, tomaram assento à mesa dos trabalhos: o secretário de Saúde de São Luiz do Norte, Matheus Fernandes Silva, as enfermeiras Joceli Ribeiro dos Santos e Hellen Jéssica Lourenço e a representante do Conselho Regional de Enfermagem em Goiás (Coren-GO), Erineia Arruda Borges.

Ao fazer uso da palavra, Machado destacou sua alegria em conceder a homenagem enquanto médico e deputado estadual. Ele disse que, ao longo de sua carreira como médico, sempre valorizou e respeitou o trabalho dos enfermeiros, que são a verdadeira essência do cuidado e saúde. E lembrou, ainda, que a categoria está na linha de frente, encarando os desafios diários da profissão, o que faz por vocação e amor ao próximo.

"São vocês, enfermeiros, que seguram as mãos dos pacientes nos momentos mais difíceis. Vocês transformam o ambiente mais frio e sem esperanças em um espaço de acolhimento. Mais que técnica, o trabalho de vocês é de empatia e humanidade”, ressaltou Machado.

Por fim, o parlamentar apontou que as habilidades desempenhadas pelos técnicos guiam diagnósticos e tratamentos, salvam vidas e proporciona alívio às dores dos pacientes. “E, por trás de cada imagem, há uma vida, uma história e uma família. A valorização é uma necessidade urgente e concreta por condições de trabalho e piso salarial justo. Mas sabemos que ainda há um longo caminho a percorrer. A valorização de vocês é a valorização da saúde de todos nós, pois é assegurar que aqueles que cuidam de nós também possam ser cuidados”, encerrou.

Dedicação, compromisso e amor

A enfermeira Joceli Ribeiro Pereira discorreu sobre sua trajetória na enfermagem, lembrando que está na área há mais de 30 anos. “Conheço profundamente o trabalho da enfermagem, que não se limita apenas ao cuidado dos pacientes, mas também se estende ao apoio aos seus familiares e comunidades. São mais de 30 anos dedicados à enfermagem e hoje sei que apenas represento inúmeras outras histórias de amor. Batalhas e vitórias que estão presentes aqui. Cumprimento hoje todos os meus queridos colegas de profissão. Vocês são mais do que merecedores desse reconhecimento.”

Na sequência, Matheus Fernandes Silva, secretário de Saúde de São Luiz do Norte, subiu à tribuna para proferir seu discurso. Ele pontuou que o Certificado do Mérito Legislativo simboliza não apenas o reconhecimento do trabalho de profissionais de enfermagem e radiologia, mas também o impacto positivo que a atuação causa na vida dos pacientes. “É um orgulho quando o cidadão dá entrada em alguma unidade e são bem tratados. Na secretaria eu costumo dizer que vocês, enfermeiros, são os anjos da guarda da população. Deixo meus parabéns a cada um de vocês”, salientou.

Representante do Coren-GO, Erineia Arruda Borges afirmou que, com muito orgulho, recebia a homenagem e representava o conselho. “Sinto-me grata por estar aqui e quero parabenizar todos os colegas de profissão. Nós, da enfermagem, somos a maior categoria de saúde do País, com 85 mil profissionais em nosso Estado. Somos a força de trabalho que enriquece a sociedade. Em cada hospital, clínica e unidade de saúde, estamos presentes, enfrentando desafios como a luta pelo pagamento do piso salarial, a luta por um descanso digno e por uma jornada de 30 horas semanais", afirmou a ativista.

Erineia Borges disse que a categoria é a espinha dorsal da assistência e a presença constante que acalma, que consola e restaura a esperança nos momentos mais críticos. "Parabéns a todos pelo comprometimento, competência e a qualidade do cuidado prestado diariamente em seus locais de trabalho. Vamos continuar lutando pela nossa valorização com responsabilidade, ética e resiliência”, disse.

Ao final dos discursos, os homenageados foram chamados nominalmente para receber a comenda das mãos do deputado José Machado, que na sequência encerrou a solenidade.

Agência Assembleia de Notícias