Parlamento prestou homenagem a empresários da indústria de confecção, por iniciativa de Lineu Olimpio

29 de Agosto de 2024 às 07:00
Crédito: Will Rosa
Sessão solene de homenagem a empresários da indústria de confecção de Goiás

A Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego) realizou nessa quarta-feira, 28, solenidade especial para entrega do Certificado do Mérito Legislativo a empresários do setor têxtil pelos relevantes serviços prestados ao Estado. A homenagem foi proposta pelo deputado Lineu Olimpo (MDB). O ramo de confecções em Goiás, segundo pesquisa feita pelo Instituto Estudos e Marketing Industrial (Iemi), no ano de 2021, registrou um faturamento R$ 10,6 bilhões, o que representa 5,5% do total arrecadado em nível nacional.

Fizeram parte da mesa dos trabalhos, além do parlamentar: o presidente da Federação das Associações Comerciais, Industriais, Empresariais e Agropecuárias do Estado de Goiás (Facieg), Márcio Luis da Silva; o presidente do Sindicato da Indústria do Vestuário do Estado de Goiás (Sinvest), José Divino Arruda; a presidente da Associação Comercial Industrial de Jaraguá, Patrícia Machado; o subsecretário de Fomento de Eventos, João Bosco Rosa; e o chefe de gabinete da Secretaria de Estado da Indústria, Comércio e Serviço, Tiago Pedra Grande, representando o titular da pasta, Joel Sant'Anna.

Em sua fala, ao destacar o reconhecimento à categoria, Olimpio lembrou de seu projeto de lei apresentado alguns meses antes, que reconhece Jaraguá como a capital da confecção no Estado de Goiás. “Resolvemos fazer essa homenagem de hoje, não apenas àquele município, mas para toda essa região de Goiás, que conglomera o maior volume de produção de roupa do nosso Estado”, destacou.

O parlamentar disse que o setor é um dos pilares da economia de Goiás e que, mesmo diante de desafios difíceis, demonstra força, resiliência e capacidade de adequação. Lembrou, também, que a pandemia de covid-19, em 2020, trouxe não só uma crise de saúde, mas também dificuldades econômicas ao Brasil.

Farol de esperança

O parlamentar disse que a indústria têxtil em Goiás se ergueu como um farol de esperança e perseverança. Os empresários aqui presentes, afirmou, não apenas superaram obstáculos, mas transformaram desafios em oportunidades. "Mostraram ao Brasil o que é possível alcançar, com determinação, inovação e espírito de agregação. Jaraguá não é apenas o coração da indústria têxtil, mas também uma cidade que se consolidou como a capital estadual do polo de confecção. Um exemplo de como a iniciativa local e determinação dos empresários podem transformar uma cidade em referência nacional. Outros municípios, como Itaguarí, Itaquaral, Itauçu, São Francisco, Goiânia, Trindade e Inhumas contribuem para a riqueza e diversidade do setor.”

A presidente da Associação Comercial Industrial de Jaraguá, Patrícia Machado, reconheceu a iniciava do deputado Lineu, que, segundo ela, conhece o esforço e o valor do empresariado da área de confecção e dos desafios que eles enfrentam diariamente. “Não é apenas gerir o negócio, é mais que isso, é sobre liderar, criar empregos e impulsionar a economia local, levando o nome de Jaraguá e Goiás ao cenário nacional. Hoje, mais do que nunca, é preciso reconhecer o valor dos empresários presentes nesta noite e de muitos outros que não puderam estar, porque cada empresa representa uma história de luta, superação e conquista.”

Em seguida, falando em nome dos homenageados, o dono da empresa Fox Boy, Wesley Teixeira Martins, agradeceu a Lineu Olímpio pela homenagem e destacou a dificuldade que é produzir e manter as empresas abertas, com a atual carga tributária e a falta de mão de obra qualificada. “Para manter uma empresa aberta e disputar o mercado acirrado de hoje em dia, é muito difícil. Essa homenagem vem em boa hora. Muito obrigado em nome de todos os homenageados. Sei que são todos merecedores desta honraria.”

Parceiro

O presidente da Facieg, Márcio Luis da Silva, destacou a importância de Lineu Olímpio para a categoria, dizendo ser um parceiro ativo e que sempre ajuda a categoria, como deputado, abraçando a demanda do setor produtivo. “Infelizmente o nosso segmento ainda não amadureceu o suficiente para entender a importância da organização política.”

O sindicalista disse que, apesar da força econômica que o segmento representa para o Estado de Goiás, a categoria precisa se organizar melhor como entidades representativas. "Temos na região poucas associações comerciais e precisamos melhorar essa fragilidade. Aproveito essa oportunidade para mostrar a importância de trabalharmos juntos”, finalizou o presidente da Facieg.

O presidente do Sinvest, José Divino Arruda, destacou o crescimento da confecção no Estado, nos últimos 15 anos, e sua grande empregabilidade em toda cadeia produtiva. “Somos heróis da resistência, sei do sofrimento para continuar trabalhando e das dificuldades passadas”, concluiu.

Tiago Pedra Grande, representando o secretário Joel Sant'Anna, destacou a parceira do parlamentar autor da proposta, com o governador Ronaldo Caiado (UB) na geração de emprego e renda em Goiás. “Pela importância da confecção no Estado, o Governo está pronto para debater, junto à Assembleia e aos empresários, novas políticas públicas que melhorem o trabalho e a qualidade da produção, através de incentivos e parcerias. Sabemos da dificuldade e estamos sensíveis para discutirmos com a categoria”, disse.

Agência Assembleia de Notícias