Assembléia divulga vencedores do Prêmio de Redação Escolar
A Assembléia Legislativa divulgou na manhã desta quarta-feira o resultado da primeira edição do Prêmio Assembléia de Redação Escolar. Entre os inscritos, a melhor redação foi feita pelo aluno do 5º ano da Escola Estadual Ary Demóstenes de Almeida, do município de Itauçu (a 60 quilômetros de Goiânia), Suelitom Lucas Cardoso. O adolescente vai levar para casa a quantia de R$ 3 mil, além de dois computadores para sua escola.
O concurso de redação escolar era destinado aos alunos do 5º ao 9º ano do ensino fundamental, com o tema: O que a Assembléia pode fazer por você?. Para 2009, o prêmio será para alunos da 1ª à 3ª série do ensino médio.
O vencedor da categoria 6º ano foi a estudante Ethiene Killzis das Dores Gondin, da Escola Estadual Getúlio Evangelista da Rocha, da cidade de Cumari. Do 7º ano, quem levou a melhor foi Luana Oliveira Santos, aluna da Escola Estadual Pedro Mendonça, de Goianésia. No 8º ano, a vencedora foi Amanda Carolina de Jesus Sainça, matriculada na Escola Municipal Rivaldo Santana Sampaio de Rubiataba. E o prêmio do 9º ano ficou para o aluno Paulo Henrique de Sousa Almeida, do Colégio Estadual Ariston Gomes da Silva de Iporá.
Todos vão levar para casa um notebook. A premiação os vencedores será feita nas primeiras semanas do mês de junho.
A comissão julgadora que escolheu os vencedores é composta pelo coordenador do Centro de Cultura e Intercâmbio da Casa (CCI) e professor de Comunicação da Universidade Federal de Goiás (UFG), Luiz Signates, pelo presidente da Academia Goiana de Letras, escritor Modesto Gomes, e pela doutora em Lingüística e professora de Letras da UFG, Kátia Meneses de Souza. Os especialistas foram selecionados pelo conhecimento de literatura e língua portuguesa.
A primeira edição recebeu trabalhos de todo o Estado. Durante a entrega dos prêmios será anunciado o tema para a edição 2008, voltada para alunos da 1ª à 3ª séries do ensino médio. Na ocasião também serão anunciados os membros da comissão que irá julgar os trabalhos do Concurso de Monografia Universitária.