Parlamento goiano homenageou profissionais de educação física, por iniciativa do Delegado Eduardo Prado

03 de Setembro de 2024 às 07:00
Crédito: Sérgio Rocha
Sessão solene em homenagem aos profissionais de educação física

Em celebração ao Dia do Profissional de Educação Física, comemorado em 1º de setembro, a Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) entregou o Certificado do Mérito Legislativo a vários representantes da categoria. A sessão solene de entrega das honrarias foi proposta pelo deputado Delegado Eduardo Prado (PL) e teve lugar no Plenário Iris Rezende, da Casa de Leis, na noite dessa segunda-feira, 2.

Na mesa diretiva, presidida por Eduardo Prado, estiveram presentes: o presidente do Conselho Regional de Educação Física Goiás e Tocantins (CREF14/GO-TO), Marcelo de Castro Spada Ribeiro; o presidente do Sindicato das Academias de Goiás, Thiago Conde Silva; o presidente do Sindicato dos Profissionais de Educação Física do Estado de Goiás (Sinpef-GO), Francione Cardoso; e a instrutora master de ciclismo indoor e personal trainer Cássia Gardênia Lopes.

No discurso, o deputado ressaltou que a homenagem faz jus à importância dos profissionais de educação física na sociedade. Para ele, os educadores físicos são responsáveis por grandes transformações na vida das pessoas, na ajuda ao enfrentamento de problemas como obesidade, diabetes e hipertensão. "Isso é um mal que a sociedade, em especial a brasileira, vive hoje”.

O parlamentar lembrou a própria história de vida, em que, em determinado momento, por causa de um acidente durante uma operação policial, quebrou um osso da perna e teve que parar com as atividades físicas. Com isso, ele engordou 46 quilos e desenvolveu diabetes.

Prado contou que, com o ingresso no mundo da política, continuou em um ritmo frenético e estressante, até perceber que precisava fazer uma mudança radical na rotina. “Com muita luta e com a participação de vocês, eu consegui eliminar 40 quilos. Então, eu digo que vocês são essenciais para a vida das pessoas, vocês transformam a realidade de vida, mudam o pensamento das pessoas. Vocês estão ali no dia a dia para ajudar a gente a ter saúde. Quem não saúde não tem vontade de viver".

Defesa da categoria

O parlamentar também sublinhou a luta em defesa da categoria e da abertura das academias no período da pandemia, por entender que os profissionais ajudariam no enfrentamento da doença. “Fui o autor do projeto que reconhecia a atividade física como atividade essencial à saúde, podendo ser realizada em academias”, lembrou.

Na sequência da solenidade, o presidente do Sinpef-GO, Francione Cardoso, falou aos presentes, agradecendo a iniciativa da homenagem, mas pontuando que, no próximo ano, o número de homenageados deve ser ainda maior, porque são muitos os profissionais que merecem ser reconhecidos.

Em seguida, Cardoso agradeceu a defesa feita por Eduardo Prado aos profissionais da educação física, durante a pandemia. “Graças à luta conjunta e à sua força, ao seu apoio aqui, nós conseguimos avançar. Então sempre você terá o nosso agradecimento em nome do sindicato. Foi um momento muito difícil para nossa categoria”.

O líder sindical ainda citou a importância do educador físico como promotor de saúde. “Todo nosso respeito, todo nosso carinho, toda nossa homenagem a esse profissional que atua na área da educação, da saúde, do lazer, em diversas áreas. Hoje, 56% da população, segundo o Censo do IBGE [Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística], está acima do peso. Isso demonstra a importância do nosso papel no cuidado com a sociedade”.

Após o fim dos discursos, a educadora física Cássia Gardênia Lopes recebeu do deputado Delegado Eduardo Prado o Certificado do Mérito Legislativo e discursou em nome dos todos os homenageados. Ela ressaltou que os profissionais são agentes transformadores de vida, à medida em que empregam toda energia, conhecimento e entusiasmo para promover a saúde e inspirar as pessoas a querer ter um estilo de vida saudável.

Ela também destacou o papel dos profissionais na busca da conscientização de que a prática da atividade física é, prioritariamente, para a promoção da saúde, e não apenas para ter um corpo bonito. “É de uma dimensão gigantesca a importância que a gente tem de quebrar isso. A gente consegue mostrar qual é o nosso papel. É importante, é bacana ter um corpo legal, mas ter uma vida saudável e equilibrada. Esses pilares de mente e corpo, é importante trabalhar isso. Ensinar a envelhecer bem”.

Agência Assembleia de Notícias