Ícone alego digital Ícone alego digital

Estudantes da rede pública de ensino da cidade de Barro Alto visitaram, nesta 3ª-feira, 10, o Palácio Maguito Vilela

10 de Setembro de 2024 às 12:10
Crédito: Will Rosa
Estudantes da rede pública de ensino da cidade de Barro Alto visitaram, nesta 3ª-feira, 10, o Palácio Maguito Vilela
Escola do Legislativo recebe os alunos do Colégio Estadual Guaraciaba Augusta da Silva, de Barro Alto

A Escola do Legislativo realizou, na manhã de hoje, a 19ª edição do Projeto Escola no Legislativo, que recebe alunos das redes pública e privada de ensino, para conhecer as dependências do Palácio Maguito Vilela, sede do Poder Legislativo goiano, e o processo de elaboração das leis. Na ocasião, a Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego) recebeu os alunos do colégio estadual Guaraciaba Augusta da Silva, do município de Barro Alto.

A visita foi dividida em dois momentos, com palestras distintas. A primeira foi ministrada pelo servidor da Casa, Miguel Gusmão, que abordou sobre os conceitos de democracia e a estrutura política do Brasil. O professor destacou, de início, que a participação popular nas tomadas de decisões é a principal caraterística de uma democracia e explicou a tripartição dos Poderes: Judiciário, Executivo e Legislativo.

Augusto explicou, ainda, que o Brasil é uma República Federativa, isto é, dividida em Estados Federados que são independentes para legislar desde que respeitem a Constituição Federal. Ele também detalhou as especificidades dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário nas esferas municipais, estaduais e federal.

No segundo momento, a servidora Ethiene Gonçalves guiou os alunos para um tour no Palácio Maguito Viela. Os estudantes conheceram o busto de Maguito Viela, que dá nome ao Parlamento, a galeria dos ex-presidentes, a exposição sobre as antigas e atual sede do Poder Legislativo, a Sala Júlio da Retífica e o Plenário Iris Rezende.

A visita foi acompanhada pela professora Luzinete Inácio, que leciona biologia para os estudantes. Ela comentou sobre a importância da visita e destacou que foi a primeira vez de vários alunos na Capital do Estado. “É uma atividade fundamental, pois eles conhecem, na prática, sobre o processo de elaboração das leis e o local onde tudo acontece, porque tem diferença quando a gente apenas fala sobre o tema em sala de aula e quando eles vêm pessoalmente a um lugar como este. E é a primeira vez que muitos alunos tem a oportunidade de conhecer Goiânia”, encerrou.

O Projeto Escola no Legislativo faz parte da Educação para Cidadania da Escola do Legislativo, cujo objetivo é contribuir para o desenvolvimento de uma consciência de cidadania, entre os estudantes de ensino superior, e promover uma aproximação entre a sociedade, por meio da comunidade estudantil, o Poder Legislativo e o trabalho parlamentar, que representa os anseios sociais.

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.