Dia da Conscientização sobre a Síndrome de DiGeorge passa pelo crivo da CCJ
Relatado pelo deputado Lincoln Tejota, de forma favorável, o projeto de lei nº 3424/24, apresentado por deputado Dr. George Morais (PDT), com o objetivo de instituir, em Goiás, o Dia da Conscientização sobre a Síndrome de DiGeorge ou Síndrome de Deleção 22q11.2, foi acatado pela Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ) do Parlamento goiano, nesta terça-feira, 10.
Trata-se, conforme o autor da matéria, de uma condição genética rara, mas que afeta um número significativo de pessoas em todo o mundo, incluindo o Estado de Goiás. A proposta visa a proporcionar um espaço para o diálogo entre profissionais de saúde, familiares, pessoas com a síndrome e a comunidade em geral, visando à construção de uma rede de apoio sólida e ao desenvolvimento de políticas públicas mais eficazes, para o atendimento e acompanhamento desses indivíduos, além de sensibilizar a sociedade sobre a condição.
A síndrome é caracterizada por uma série de anomalias congênitas que podem afetar o desenvolvimento do coração, sistema imunológico, palato, entre outros sistemas do corpo humano.