Ícone alego digital Ícone alego digital

Deputado Dr. Rodrigo Fernandes comanda sessão para homenagem a advogados e empresários do agronegócio

12 de Setembro de 2024 às 07:05
Crédito: Will Rosa
Deputado Dr. Rodrigo Fernandes comanda sessão para homenagem a advogados e empresários do agronegócio
Sessão solene em homenagem aos advogados, empresários e produtores rurais do agronegócio

Na noite dessa quarta-feira, 11, a Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) honrou produtores rurais, empresários do ramo agropecuário e, ainda, profissionais da advocacia goiana. A sessão solene foi realizada por iniciativa do deputado recém-chegado ao Legislativo estadual, Dr. Rodrigo Fernandes (Avante), para entrega do Certificado do Mérito Legislativo a representantes das classes homenageadas. Entre os agraciados da noite estavam, também, os procuradores da Alego Gabriel Ricardo Jardim Caixeta e Pablo Rangel Mendes Rios Pereira.

A homenagem prestigiou dois ramos a que o deputado se dedica, uma vez que Fernandes é advogado, especialista em Direito do Agronegócio, e também investe na agropecuária, como criador de gado nelore.

Na mesa diretiva da sessão solene extraordinária, presidida pelo proponente da homenagem, estavam: o vice-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil Seção Goiás (OAB-GO), Thales José Jayme; a juíza de direito do 4º Juizado da Violência Doméstica da Vara de Goiânia, Geovana Mendes Bahia Moisés; o presidente da OAB Goiás Subseção Anápolis, Samuel Santos e Silva; a presidente do Tribunal de Ética e Disciplina de Goiás, Ludmila de Castro Torres; o presidente da OAB Goiás Subseção Uruaçu, Rodrigo de Sousa Magalhães; o presidente do Sindicato Rural de Uruaçu, Antônio de Freitas, no ato representando o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Goiás (Faeg), José Mário Schreiner; o presidente do Sindicato Rural de Campinorte, Luiz Carlos da Silva; e o administrador  agropecuário da Fazenda Tulipa Agropecuária, Carlos Rodrigo Reato Briner.

Em seu discurso, Rodrigo Fernandes afirmou que o momento era muito especial, porque seu desejo era abraçar cada uma das 17. 823 pessoas que contribuíram para que a cidade de Uruaçu ocupasse, pela primeira vez, uma vaga na Assembleia Legislativa. O parlamentar enfatizou que nessa luta pela conquista a uma cadeira na Casa, percorreu todas as cidades do Norte goiano, com suas particularidades e as  dificuldades de toda a população, mas que também conheceu grandes projetos que merecem ser referendados. 

“Eu já deixei claro que o objetivo nosso aqui, ainda que seja num curto espaço de tempo, é demonstrar que existem grandes potencialidades no Norte do Estado que necessitam ser reconhecidas. E hoje a presença de vocês aqui é a demonstração clara e cabal de que vocês, mais do que ninguém, são a representatividade dessas grandes e valiosas personalidades que existem lá e, também, em boa parte do Estado de Goiás”, afirmou o legislador.

Fernandes disse que foi necessário que um representante de uma região esquecida e abandonada do Estado chegasse à Alego para que eles fossem reconhecidos pelos 41 deputados goianos. “Hoje eu tenho orgulho de apresentá-los como homenageados. Hoje a festa é de vocês porque eu conheço a trajetória e endosso a conduta de cada um que aqui receberá essa homenagem.”

O momento musical da sessão ficou a cargo do cantor e compositor Rodrigo Patrício, que, no estilo voz e violão, executou uma canção autoral.

Em seguida o vice-presidente da OAB-GO, Thales José Jayme, fez uso da palavra ressaltando que a ascensão de Rodrigo Fernandes ao Parlamento, de certa forma, esvazia momentaneamente a advocacia, já que no exercício da profissão e na representação dos advogados, quando esteve à frente da subseção OAB de Uruaçu, foi um dos que melhor representou a entidade.

O advogado disse estar certo de que a representação de Fernandes como primeiro deputado estadual da cidade na Casa será marcante. “Eu tenho certeza que a sua trajetória aqui, embora momentaneamente, embora efêmera, deixará raízes fincadas de um trabalho com muita responsabilidade.”

Na sequência da homenagem o administrador agropecuário Carlos Rodrigo Reato Briner foi chamado a receber o Certificado do Mérito Legislativo e, em seguida, ele discursou em nome de todos os homenageados. Briner exaltou a importância da homenagem a todos os produtores rurais, que segundo ele, “carregam o pó da estrada, no dia a dia, na tarefa árdua de cumprir a missão de ser produtor rural”.

Ele também afirmou que representar o produtor rural significa representar aqueles que alimentam o mundo e empregam grande parte da mão de obra do país: “Se você dorme, você dormiu em cima do que faz o produtor rural, porque todos vocês dormem em cima de um lençol, que vem do agro.  Quando você acorda, o seu café da manhã passou pela mão do agro. Se você almoçar, não precisa comer carne, se você comer só verdura, passou pela mão do agro. Se você for muito sofisticado e quiser só queijos e vinhos você vai passar pela mão do agro”.

O administrador ressaltou que o agro não é melhor ou pior que nenhuma outra atividade, mas é um trabalho nobre, que representa as famílias brasileiras. “Se vocês olharem, talvez 75% das propriedades rurais são administradas por uma família. Dos outros 25%, talvez 5% sejam administradas por um CNPJ, e os outros 20% por pessoas que, como eu, têm família em outro Estado e sabem a dor do que é abdicar de muita coisa, para obter sucesso e, não só isso, alimentar as pessoas.”

Em seguida, os demais homenageados receberam suas comendas e a sessão foi finalizada. 

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.