Projeto Escola no Legislativo, do Parlamento estadual, recebe alunos de direito da Pontifícia Universidade Católica

12 de Setembro de 2024 às 12:00
Crédito: Hellenn Reis
Escola no Legislativo recebe os alunos do Núcleo de Prática Jurídica, da PUC Goiás

O Projeto Escola no Legislativo, promovido pela Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), recebeu, na manhã desta quinta-feira, 12, o Núcleo de Prática Jurídica, da Faculdade de Direito da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO). Os alunos foram recepcionados pelo professor responsável pela palestra institucional da atividade, Miguel Gusmão Filho.

O projeto é realizado pela Alego desde 2015, com métodos devidamente adaptados a cada fase do ensino, acolhendo alunos do 6º ano do Ensino Fundamental ao Ensino Superior.

Segundo Gusmão Filho, chefe da equipe da Seção de Educação para Cidadania, a atividade dura uma hora e meia, com o tempo da apresentação dividido numa introdução de 40 minutos, depois a visita guiada, por cerca de 30 minutos, e 20 minutos para o encerramento. O chefe da equipe é palestrante, graduado em ciências sociais pela Universidade Federal de Goiás (UFG), mestre em ciência política pela Universidade de Brasília (UnB) e doutor em direitos humanos, também pela UFG.

O palestrante falou sobre os princípios do processo legislativo, tipos de votação, conceito de quórum, além de outros assuntos relevantes sobre o Parlamento e o funcionamento da Casa de Leis.

João Paulo Dias e Gabriela Gomes, alunos do 7º período de direito, não conheciam a estrutura do Palácio Maguito Vilela e se disseram maravilhados com a experiência de conhecer, na prática, o Parlamento estadual.

Após a palestra, os alunos fizeram uma visita guiada pelas estruturas da Casa, conheceram a galeria dos ex-presidentes e também o Plenário Iris Rezende, onde são realizadas as sessões solenes ordinárias e extraordinárias.

Agência Assembleia de Notícias