Ícone alego digital Ícone alego digital

Assembleia Legislativa resgata história do Césio-137 em exposição amanhã, 17

16 de Setembro de 2024 às 16:30

A Seção Adjunta de Atividades Culturais, em parceria com o Centro de Assistência aos Radioacidentados (Cara) e a Secretaria de Estado de Saúde (SES), vai inaugurar a Exposição Césio-137 no saguão principal do Palácio Maguito Vilela. A mostra estará aberta ao público nesta terça-feira, 17, a partir das 14 horas, e ficará disponível até o dia 30 de setembro.

A exposição é idealizada pelo artista Marcelo Marostica e resgata a história do acidente com o Césio-137, apresentando obras que remetem à resiliência, à reconstrução e aos enfrentamentos ocasionados por esse fato histórico. A exibição será feita por meio de telas e registros da época, documentando o acidente.

De acordo com Marostica, artistas plásticos expõem, por meio de suas obras, a caminhada de superação de Goiás e das vítimas após o acidente radiológico de 1987, na Capital goiana. O acontecimento ocasionou discriminação e rejeição direta ao povo goiano, aos seus produtos, tanto nacional quanto internacionalmente. Em Goiás, a economia despencou e as perspectivas de recuperação rápida se mostraram remotas.

Em 2023, 36 anos após o trágico acidente, Goiás alcançou o segundo lugar entre as unidades federativas que mais cresceram no País. Além disso, Goiânia foi considerada a segunda com melhor qualidade de vida entre as 27 capitais brasileiras.

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.