Procuradores e secretários de Estado reafirmam o entrosamento entre poderes

13 de Setembro de 2024 às 11:15

Procuradores do Estado e procuradores secretários do Executivo fizeram uso da palavra para agradecer as homenagens que estão recebendo hoje na sessão solene por iniciativa do deputado Talles Barreto (UB), com entrega de 17 Títulos de Cidadania Goiana e quatro Medalhas do Mérito Legislativo Pedro Ludovico Teixeira para procuradores e procuradores que são secretários do Executivo.

Fabiana Batista de Barros falou em nome dos homenageados com o título de cidadania. Ela disse que não acredita em vocação, mas em paixão. "Migrar é muitas vezes abdicar de muito, mas existem muitos ganhos profissionais e pessoais", expressou.

Em seguida, o secretário de Estado da Administração, Allan Farias Tavares, compartilhou sua trajetória profissional, relembrando os desafios enfrentados ao longo dos anos e destacando a importância de figuras inspiradoras, como do procurador aposentado Francisco Florentino. Ele enfatizou que vestir a camisa de procurador vai além da defesa técnica, envolvendo a busca pela justiça e a responsabilidade em situações nas quais o Estado precisa reconhecer erros.

Tavares também agradeceu aos colegas e familiares pelo apoio em momentos complexos, mencionando o peso e as responsabilidades de suas funções, além de destacar a importância de construir raízes em Goiás, fortalecendo a conexão com o Estado que agora reconhece formalmente suas contribuições.

Depois, ao subir à tribuna, Jorge Pinchemel falou ser esta uma manhã de grandes emoções. Segundo ele, o momento é muito importante, é um ato institucional na qual se pode celebrar uma relação mais estreita com o Legislativo e o Executivo, permitindo que a advocacia pública possa ganhar um pouco mais de espaço, já que os procuradores têm o papel de auxiliar os gestores públicos.

“Temos um conselho de Governo com seis pastas, sendo que, destas, três delas têm à frente procuradores do Estado. É preciso que esse momento seja visto como impulsionador para a realização das melhores políticas públicas. O relacionamento com o Executivo e o Legislativo vem sendo lapidado nos últimos anos”, falou Pinchemel.

Por fim, o secretário de Estado das Relações Institucionais, Armando Vergílio dos Santos Júnior, que neste ato representa o governador Ronaldo Caiado (UB), destacou a importância do trabalho dos procuradores no desenvolvimento e na administração do Estado. Ele cumprimentou o deputado Talles Barreto e enfatizou a relevância da homenagem concedida aos procuradores.

“Vocês são pilares da administração pública, desempenhando um papel crucial na justiça e na eficiência das ações governamentais. A Medalha Pedro Ludovico Teixeira, a mais alta honraria do Poder Legislativo estadual, e o Título de Cidadão Goiano reconhecem a dedicação e o impacto positivo desses profissionais no Estado”, falou Vergílio.

O secretário ressaltou que muitos dos homenageados já eram goianos de coração, embora tenham nascido em outros estados. Vergílio também destacou o papel essencial dos procuradores e secretários de Estado, que garantem que as decisões e políticas públicas respeitem os interesses do povo goiano e promovam o bem comum.

“A homenagem reflete o reconhecimento do trabalho diligente e comprometido dos procuradores, que contribuem significativamente para o crescimento e a justiça em Goiás”, concluiu.

Agência Assembleia de Notícias