Ícone alego digital Ícone alego digital

Exposição fotográfica (Re)Descubra Goiânia, aberta no Palácio Maguito Vilela, mostra olhares diversos sobre a Capital

18 de Setembro de 2024 às 07:10
Crédito: Hellenn Reis
Exposição fotográfica (Re)Descubra Goiânia, aberta no Palácio Maguito Vilela, mostra olhares diversos sobre a Capital
Abertura da exposição de fotos (Re)Descubra Goiânia

Promovida pelo gabinete da deputada Bia de Lima (PT) e pela Assessoria de Atividade Culturais da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), a exposição (Re)Descubra Goiânia mostra a Capital sob o ângulo de 31 fotógrafos profissionais e amadores.

A exposição foi idealizada pelo Coletivo Click Goiânia, que anualmente realiza uma mostra com o resultado das incursões mensais que os fotógrafos fazem pela cidade.

Ao todo, são 31 fotografias que retratam diversos pontos da Capital, locais históricos, parques, cenas do cotidiano e até a florada do ipê, um dos mais belos espetáculos visuais do Cerrado.

No lançamento da exposição (Re)Descubra Goiânia, nessa terça-feira, 17, a deputada Bia de Lima visitou as obras e conversou com os autores das fotografias. Em seguida, uma breve solenidade abriu oficialmente a exposição.

Para a parlamentar, o propósito da exposição é mostrar, a partir do olhar dos artistas, a nossa história e a dinâmica da construção da Capital ao longo dos anos. Além disso, é uma oportunidade de despertar o cidadão para enxergar a cidade. “É um olhar que o goianiense, que está ali todo dia, apressado e acostumado, não vê com a precisão, com o carinho, com esse olhar artístico de quem está atrás das câmeras, cuidadoso e, principalmente, interessado em mostrar uma Goiânia sempre bela. Então é uma forma de resgatar nossa história sempre”.

Segundo a idealizadora do Coletivo e da exposição, Valéria Batista, a mostra é um convite para valorizar e redescobrir a cidade que muitas vezes passa despercebida pela correria do dia a dia. “É um chamado para as pessoas observarem e valorizarem a nossa história, a nossa memória e a nossa cultura”.

A gestora de Atividades Culturais da Assembleia Legislativa, Emiliana dos Santos, explica que a exposição apresenta o que a Capital tem de melhor e é uma chance de se conhecer uma Goiânia rica em detalhes. “É um evento que retrata Goiânia muito sensível mas, ao mesmo tempo, muito potente, redescobrindo Goiânia através dos olhos desses grandes artistas”.  

Para Malu Rodrigues, fotógrafa amadora e integrante do Coletivo, poder expor suas fotografias é uma realização pessoal. Filha de fotógrafo, por enquanto ela clica somente por prazer, mas a ideia é, no futuro, tornar-se uma profissional. “Essa exposição é um incentivo para eu me capacitar e, quem sabe, daqui um tempo, ter a fotografia como profissão”.  

A exposição (Re)Descubra Goiânia acontece no bloco C, no térreo do Palácio Maguito Vilela, até o dia 27 de setembro.

 

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.