Homenageados ressaltam importância dos servidores técnico-administrativos nas instituições de ensino

23 de Setembro de 2024 às 10:20

O servidor administrativo da Escola municipal Irmã Veneranda, Mauricio Martins da Silva falou em sessão solene em homenagem ao Dia Nacional dos Professionais da Educação e destacou a importância do trabalho realizado nos bastidores das escolas. "Por trás de cada aluno, de cada escola, há um servidor que trabalha incansavelmente para garantir que tudo funcione da melhor maneira possível".

Mauricio mencionou a atuação desses profissionais em áreas como a organização de documentos, suporte às equipes pedagógicas, gestão financeira, logística escolar, conservação da infraestrutura e alimentação, destacando que sem esse suporte, as escolas não teriam a estrutura necessária para oferecer uma educação de qualidade.

O servidor também enfatizou a importância dos trabalhadores administrativos em tempos desafiadores, como a pandemia, quando muitos precisaram se adaptar a novas realidades, mas continuaram a servir com excelência. "Nós somos o alicerce que sustenta as iniciativas pedagógicas. Profissionais que são verdadeiros heróis, garantindo que as luzes da educação nunca se apaguem”.

Mauricio diz que a homenagem foi um reconhecimento pelo empenho e dedicação de cada servidor administrativo.  Apesar de não estar sob os holofotes, contribui diretamente para o funcionamento eficiente das escolas e para a formação de um ambiente escolar acolhedor e propício ao aprendizado”, conclui.

Na sequência, o funcionário administrativo do Centro de Ensino em Período Integral Juvenal José Pedroso, Vilmar Alves Viegas,  disse que a homenagem era relevante pois a categoria passa despercebida muitas vezes.

“A gente precisa ter voz e é muito importante ter alguém aqui na Assembleia como a deputada Bia de Lima. A parlamentar luta pelos professores e administrativos e nós precisamos de alguém assim. A nossa categoria é invisível e é apenas com a luta que vamos conseguir o fortalecimento do setor”, destacou.

A diretora da Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE), Karine Nunes destacou-se a relevância da formação dos profissionais da educação, especialmente os funcionários e funcionárias que atuam nas atividades de suporte ao ensino.

A diretora afirmou que João Monlevade um dos homenageados do dia, teve um papel ativo na elaboração das diretrizes para a formação inicial e continuada de servidores da educação básica, quando o professor Luiz Dourado, relator do Conselho Nacional de Educação, esteve à frente desse processo.

Karine destacou ainda a importância da valorização desses profissionais e o impacto das ações coletivas na melhoria do sistema educacional. “João Monlevade, um dos grandes nomes por trás dessas conquistas, sempre trabalhou em conjunto com entidades como a Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), além de universidades, para desenvolver matrizes curriculares e fortalecer a luta por melhores condições de trabalho”.

Ela ainda enfatizou que a honraria concedida a Monlevade se estende a todos os presentes, ressaltando a importância da formação e valorização contínua dos servidores da educação. “A luta pela educação é uma causa que envolve toda a comunidade escolar”, conclui.

Agência Assembleia de Notícias