Educador João Monlevade fala da sua alegria em receber o Mérito Legislativo

23 de Setembro de 2024 às 10:55

Na sessão solene em homenagem ao Dia do profissional da Educação, o professor doutor em educação, sociólogo e filósofo, João Antônio Cabral de Monlevade foi homenageado com a Medalha do Mérito Legislativo Pedro Ludovico Teixeira, a mais alta honraria do Poder Legislativo estadual. Ele discursou  expressando sua gratidão pelo reconhecimento desta Casa de Leis, considerando o evento não apenas uma comemoração, mas uma oportunidade de refletir sobre os desafios enfrentados pelos profissionais da área da educação.

João contou que fez história ao ser o primeiro candidato a governador do Mato Grosso pelo Partido dos Trabalhadores em 1982, compartilhou memórias de sua infância, enfatizando sua conexão com Goiás e o significado que o Estado tem para ele.

O professor narrou uma experiência marcante de sua juventude, quando, por ser curioso em sala de aula, foi expulso por uma professora. Ele creditou um inspetor da escola, Orlando Carpino, por seu apoio e pela defesa da educação inclusiva. "A educação vai além de professores e diretores; os funcionários desempenham papéis cruciais que muitas vezes são invisíveis", afirmou.

Por fim, João refletiu sobre a desvalorização dos servidores administrativos, questionando a falta de titulação e formação adequada para esses profissionais. “Todos merecem reconhecimento e valorização. É importante a união entre professores e servidores para  fortalecer a educação no Brasil”, finalizou.

Agência Assembleia de Notícias