Servidores da Assembleia Legislativa participam de curso voltado a gestão de contratos
A Escola do Legislativo realizou na manhã desta quarta-feira, 25, a segunda oficina do curso de Gestão e Fiscalização de Contratos. O tema do encontro de hoje foram “As recentes alterações no fluxograma dos processos de contratações no Alego Digital Operador” e foi ministrado pelo professor Daniel Rangel de Aquino, servidor terceirizado responsável pelo gerenciamento do software utilizado pelo Alego Digital.
O curso tem por objetivo colaborar para o aprimoramento dos gestores e fiscais de contratos e contribuir para uma melhor execução dos contratos e atas de registro no âmbito da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego). Ao iniciar o encontro, Daniel pontuou que processos são uma sequência estruturada de atividades e tarefas que visam um objetivo final e não necessariamente dependem de papéis ou documentos. Como exemplo, ele explicou que a simples tarefa de passar um café exige um processo, desde a fervura da água até ser servido na xícara.
Quanto à importância do curso, o professor apontou que o sistema Alego Digital abarca toda a parte processual administrativa e legislativa da Alego e que a oficina visa apresentar aos servidores, de forma prática e efetiva, o modo como protocolar, acompanhar e finalizar um processo na plataforma de modo a melhorar a efetividade dos trabalhos na Casa de Leis. Por fim, ele apresentou as principais ferramentas do Alego Digital em relação ao antigo sistema utilizado pelo Poder Legislativo.