Os candidatos pelo Estado

27 de Setembro de 2024 às 14:00
Crédito:
Os candidatos pelo Estado
O pleito eleitoral do próximo dia 6, em Goiás, conta com quase 20 mil candidaturas registradas no TRE. Para prefeito, 616 candidatos disputam o cargo nos 246 municípios. O segundo turno só ocorre em três cidades.

Por meio do painel de estatísticas do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o eleitor pode verificar o número, a situação e o cargo da candidata ou do candidato, além de acompanhar a situação do registro (deferido, deferido com recurso, indeferido, indeferido com recurso).

O Estado de Goiás teve 19.967 candidaturas julgadas pelo Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO). Dentre elas, 18.950 foram aprovadas (algumas com recurso), sendo 616 para o cargo de prefeito e 17.785 para vereador em todos os 246 municípios do Estado.

A cidade com maior número de eleitores ativos é a Capital, Goiânia, com um total de 1.030.274 eleitores. É a primeira vez que Goiânia ultrapassa o número de 1 milhão de eleitores. O segundo é o município de Aparecida de Goiânia, com 345.367 eleitores aptos. Anápolis ocupa o terceiro lugar na lista, com 262.660 habilitados a irem às urnas. Confira a situação dos três maiores colégios eleitorais do Estado:

Goiânia

Na Capital goiana, a Justiça Eleitoral recebeu 705 pedidos de registro de candidatura, dos quais 662 foram considerados aptos a seguir na disputa. Goiânia tem sete candidatos concorrendo à Prefeitura: Fred Rodrigues, Vanderlan Cardoso, Matheus Ribeiro, Adriana Accorsi, Rogério Cruz, Sandro Mabel e Professor Pantaleão. 649 pessoas disputarão as cadeiras na Câmara Municipal.

Anápolis

Em Anápolis, foram registrados 395 pedidos de candidatura, e 388 foram confirmados pela Justiça Eleitoral. Na corrida pela Prefeitura, cinco candidatos estão na disputa: Márcio Corrêa, José de Lima, Hélio da Apae, Antônio Gomide e Erizania Freitas. Já para o Legislativo municipal, 378 candidaturas foram aprovadas.

Aparecida de Goiânia

Em Aparecida de Goiânia, 504 pessoas oficializaram suas candidaturas, e 464 foram aceitas pela Corte Eleitoral. Na disputa pela Prefeitura, três candidatos se enfrentam: Leandro Vilela, Professor Alcides e Willian Panda. Quanto à Câmara Municipal, 458 candidaturas foram autorizadas.

Candidaturas únicas

Até o momento, 20 municípios de Goiás terão candidaturas únicas para o cargo de prefeito. Nesses casos, será eleito o candidato que obtiver a maioria dos votos válidos, não se considerando, para esse cálculo, os votos em branco ou votos nulos. Ou seja, em tese, basta um voto válido para que o resultado seja proclamado. Quanto à urna, ela se comporta de forma idêntica aos demais casos, sendo o nome da candidata ou do candidato o único a constar da urna eletrônica.

Nos municípios com mais de 200 mil eleitores, vale a mesma regra, ou seja, uma vez que a votação se dará somente para uma candidata ou um candidato, a pessoa conquistará a maioria dos votos válidos já no 1° turno, não havendo possibilidade de 2° turno.

Número de eleitores

Goiás segue sendo o maior colégio eleitoral do Centro-Oeste, com um total de 5.126.435 pessoas aptas a irem às urnas nas próximas eleições, registrando um aumento significativo de 4,99% em seu eleitorado, com relação a 2022.

Com os dados oficiais divulgados pelo TSE, é possível se aprofundar nas características que delimitam o perfil dos eleitores que serão os responsáveis por escolher os próximos vereadores e prefeitos dos 246 municípios de Goiás.

Neste ano, as mulheres continuam sendo maioria, totalizando 52% da população goiana, o mesmo porcentual de 2020. Atualmente, Goiás conta com 57.271 eleitores de 16 e 17 anos de idade. A faixa etária dominante do eleitorado goiano em 2024 é de 45 a 59 anos.

O número de pessoas que optaram por usar o nome social no título de eleitor também aumentou no Estado. No momento, são 1.196 eleitores no grupo, que, em relação ao ano do último pleito municipal (2020), representa um aumento de 279,68%.

O número de eleitores com biometria é de 4,7 milhões, o que representa 92,4% dos eleitores goianos cadastrados. A porcentagem de eleitores goianos com 60 anos ou mais, neste ano, é a maior já registrada pelo tribunal. Em 1994, primeira eleição estadual com dados de faixa etária contabilizados pela Corte Eleitoral, os idosos representavam 11,6% dos cidadãos aptos a votarem em Goiás. Agora, são 19,49% ou exatamente 998.779 eleitores cadastrados. Os eleitores com curso superior são 11,54% em 2024, enquanto eram apenas 4% em 1994.

Entre o eleitorado apto a votar em Goiás, 32.728 pessoas declararam ter algum tipo de deficiência. Comparando com as métricas das eleições gerais de 2022, houve um aumento de 33,58%. Trata-se de uma informação autodeclarada, ou seja, o cadastro eleitoral só indica se uma pessoa tem algum tipo de deficiência quando ela própria informa essa condição ao buscar atendimento da Justiça Eleitoral.

Por possuírem mais de 200 mil eleitores, Goiânia, Anápolis e Aparecida de Goiânia são os únicos municípios do Estado em que poderá haver segundo turno, caso nenhum candidato a prefeito tenha mais de 50% dos votos válidos no primeiro turno.

Agência Assembleia de Notícias