Em sessão solene proposta por Bruno Peixoto, Parlamento goiano homenageou educadores nessa 3ª-feira

02 de Outubro de 2024 às 07:00
Crédito: Carlos Costa
Sessão solene em homenagem ao educador por excelência

Na abertura do mês que marca o Dia do Professor, a Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) homenageou dezenas de educadores goianos. A proposição foi do presidente da Casa de Leis, deputado Bruno Peixoto (UB), que reconheceu a importância desses profissionais com o Certificado do Mérito Legislativo.

Após a execução protocolar do Hino Nacional, feita pelos musicistas Ellen Lara e Damon Farias, o propositor da homenagem e presidente da sessão, Bruno Peixoto, apresentou a mesa diretiva: deputado Ricardo Quirino (Republicanos); presidente do Conselho Estadual de Educação e presidente do Sindicato das Escolas Particulares de Ensino de Goiânia (Sepe), Flávio Roberto de Castro; coordenadora de pós-graduação da Escola do Legislativo da Alego, Márcia Carvalho; e jornalista Patrícia Bringel.

Após parabenizar os homens e mulheres que dedicam suas vidas à educação, Peixoto destacou a felicidade em homenagear os educadores, em especial neste mês em que se comemora o Dia Internacional e Nacional dos Professores. O legislador observou, porém, que em todos os dias do mês devemos lembrar da importância desses profissionais em nossas vidas.

Peixoto também afirmou que gostaria de homenagear todos os professores do Estado, mas, pela impossibilidade do espaço, alguns nomes foram escolhidos para representar, com excelência, toda a categoria.

O presidente da Alego lembrou das medidas tomadas em sua gestão para conter os gastos, como a substituição de contratos de aluguel pela compra de veículos e da rescisão do contrato de máquinas de café. Segundo Peixoto essas economias permitiram, entre outros, o investimento na formação dos servidores e da população goiana na Escola do Legislativo.

“Nós ampliamos a estrutura da nossa Escola do Legislativo, inclusive é a primeira Escola do Legislativo do País a ser certificada pelo Conselho de Educação. Nós iniciamos, gratuitamente, 100 vagas de pós-graduação para a população. Nós, diariamente, temos cursos de formação dos nossos servidores e servidoras. Diariamente temos cursos de formação técnica para a sociedade”, disse o legislador.

Exemplos

O deputado Ricardo Quirino iniciou seu pronunciamento contando que antes de seguir para a sessão solene, perguntou aos colaboradores do seu gabinete se teriam algum professor que marcou suas vidas e todos tinham, pelo menos, um que fez a diferença em suas trajetórias. Ele revelou que também teve um professor que, especialmente, o ajudou bastante. Foi esse educador que o incentivou a jogar basquete, esporte para o qual acreditava que não tinha talento, mas que, por insistência desse professor, acabou aprendendo e se destacando.

“Ele acreditou em mim, me incentivava, conversava comigo após os treinos. Enfim, acabei me tornando um jogador de basquete e disputando o campeonato carioca, enfrentando os grandes clubes como Flamengo, Vasco, Fluminense, tudo por causa do incentivo, do carinho, do cuidado daquele educador”, disse Quirino.

Na sequência,  a professora Márcia Carvalho recebeu o Certificado do Mérito Legislativo ao som da música "Tocando em frente", de Renato Teixeira e Almir Sater, entoada pelos musicistas, a pedido de Bruno Peixoto.

Em seu pronunciamento, Márcia Carvalho pontuou que iniciar o mês de outubro com uma homenagem dessa grandeza, só poderia ser  iniciativa de uma pessoa que sempre valorizou e trabalhou pela busca de uma educação por excelência. Ela afirmou que tem propriedade para falar sobre essa trajetória de Bruno Peixoto, porque testemunha a atuação do deputado desde 2005.

A professora também disse que acredita que a essência da missão do educador é transformar vidas através do poder do conhecimento. “Semeando sonhos e colhendo conquistas. Iluminando mentes com dedicação, sabedoria e paixão.”

Por fim a coordenadora de pós-graduação da Escola do Legislativo salientou que a tarefa do educador abre mentes e portas para inúmeras possibilidades que não termina com o educando. “Nós acendemos chamas para o aprendizado. Somos arquitetos da mente humana. Nossa missão é inspirar, transformar, deixando um legado que ecoará por gerações.”

Agência Assembleia de Notícias