Gestão de documentos
A Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego) recebeu representantes da Companhia de Saneamento de Goiás (Saneago) para discutir a modernização da gestão documental. A reunião, ocorrida em agosto, contou com a presença de Ana Carolina Dias Silva, superintendente de Suporte Administrativo; Eduardo Macedo Santos, gerente de Gestão Documental e Informação; Elber de Souza, supervisor de Gestão Arquivística e Danielle de Oliveira Silva, assistente de Arquivo.
Recepcionados pela equipe da Assembleia Legislativa, composta pela arquiteta Cibelle Batista Damasceno e pelos arquivistas Paloma Leles de Moura e Edson Brandão Cruz, os visitantes iniciaram a agenda com uma visita ao espaço da Assessoria Adjunta de Arquivo-Geral (AAAG) e ao Anexo I do Arquivo-Geral. O foco principal da reunião foi a modernização da Gestão Documental na Assembleia, abordando temas cruciais como o tratamento da massa documental, a elaboração de instrumentos arquivísticos, a digitalização do acervo e a infraestrutura do Arquivo-Geral. Tasso Honorato Reis Júnior, diretor-geral adjunto, e Fernando Bonfim de Bortoli, assessor-adjunto de Arquivo Geral, destacaram as melhorias desde 2021, como a nomeação de arquivistas aprovados em concurso público, a criação da Assessoria Adjunta de Arquivo-Geral (AAAG) e o desenvolvimento de um Plano de Classificação e Tabela de Temporalidade e Destinação de Documentos.
Ressaltaram, ainda, a importância do suporte oferecido pela Procuradoria-Geral da Casa, representada pelo presidente da Comissão Permanente de Avaliação de Documentos (CPAD), procurador Gabriel Ricardo Jardim Caixeta, que coordenou toda a fundamentação jurídica durante a elaboração dos instrumentos arquivísticos.
Tasso e Fernando atribuíram o sucesso dessas iniciativas ao apoio decisivo do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Bruno Peixoto (UB), que alocou os recursos necessários para a concretização da modernização. A liderança do parlamentar foi essencial para a implementação dessas melhorias, transformando as propostas em ações efetivas.
Ainda durante o encontro, foi sugerida a criação de um Termo de Cooperação entre Alego e Saneago para troca de informações e experiências. A visita foi concluída com a recepção da comitiva pelo diretor-geral da Casa, Francisco de Oliveira, que reafirmou a disposição da instituição em colaborar com iniciativas conjuntas.
A reunião reforçou o papel central da Alego na modernização da gestão documental, destacando a importância da colaboração interinstitucional para aprimorar processos administrativos em Goiás.