Repercussão do pleito municipal marca primeira plenária da semana

Crédito: Hellenn Reis
Repercussão do pleito municipal marca primeira plenária da semana
Sessão ordinária
O retorno dos deputados estaduais ao Plenário nesta terça-feira, 8, foi marcado por discursos sobre o primeiro turno das eleições municipais, realizado no último domingo, 6. Os parlamentares subiram à tribuna para parabenizar aliados e colegas pela vitória alcançada no pleito. Major Araújo (PL) destacou o desempenho de seu partido com a conquista de prefeituras em várias regiões do Estado. O presidente da Casa, Bruno Peixoto (UB), agradeceu o apoio à eleição de seu pai, Tião Peixoto, ao cargo de vereador de Goiânia.

A sessão ordinária desta terça-feira, 8, foi marcada por pronunciamentos relativos às eleições municipais realizadas no último domingo, 6. Fizeram uso do púlpito no Pequeno Expediente os deputados Paulo Cezar Martins (PL), Bia de Lima (PT), Cristiano Galindo (Solidariedade), Major Araújo (PL), Amauri Ribeiro (UB) e o presidente da Assembleia Legislativa, Bruno Peixoto (UB).

Martins, além de parabenizar os prefeitos e vereadores eleitos e pedir que “governem para o povo goiano e não para os próprios interesses”, afirmou que “nós, como políticos, temos que dar voz e vez aos que estão calados. É muito fácil dizer ‘Deus, pátria, família e liberdade’ e fechar os olhos para questões importantes”.

Bia de Lima desejou sucesso aos eleitos “independentemente de partidos, até porque o êxito da gestão de cada vereador ou vereadora significa condições de vida digna para a população, estruturação nos municípios, encaminhamento de políticas públicas que possam ajudar a população”. Ela fez menção especial à vitória do deputado Renato de Castro (UB) para prefeito de Goianésia e à ida ao segundo turno do deputado Antônio Gomide (PT) em Anápolis.

Sobre os resultados na Capital goiana, a parlamentar lamentou o fato da deputada federal Adriana Accorsi (PT) não ter chegado ao segundo turno na disputa à prefeitura, mas disse esperar que a Professora Ludmylla, eleita como primeira suplente de vereadora, assuma o cargo em algum momento para “dar voz à educação na Câmara Municipal de Goiânia”.

Cristiano Galindo (Solidariedade) parabenizou os colegas Clécio Alves (Republicanos) pela eleição do seu filho Luan Alves (MDB) e o presidente da Casa, Bruno Peixoto (UB), pela eleição de seu pai, Tião Peixoto (PSDB), ambos vitoriosos como vereadores em Goiânia. Sobre a campanha à Prefeitura de Trindade, colégio eleitoral de Galindo, o deputado ressaltou ataques pessoais que sofreu nas eleições e exaltou a reeleição do prefeito Marden Júnior (UB).

Major Araújo (PL) reclamou de fake news nas eleições em Goiás e do que disse ter sido o uso da máquina pública em âmbito estadual. Posteriormente, ressaltou o crescimento do PL no País e no Estado. “Vencemos prefeituras importantes aqui no Estado: Novo Gama, Cristalina, Formosa, Posse, Jataí, São Miguel do Araguaia, Britânia, Morrinhos. Estamos no segundo turno em Goiânia, Anápolis e Aparecida de Goiânia”.

Amauri Ribeiro (UB) ponderou que as eleições municipais são “um primeiro passo para 2026”. Ele comemorou o fato de o PT não ter eleito nenhum prefeito em Mato Grosso e sustentou que candidatos petistas a prefeito como Antônio Gomide e Adriana Accorsi estariam tentando se dissociar do partido ao usarem outras cores em suas campanhas e não divulgarem fotos ao lado do presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva.

Bruno Peixoto, por fim, celebrou a vitória do seu pai nas eleições com um poema de autoria, mencionou, de Maria do Carmo de Oliveira: “A gratidão é a memória do coração. É um sentimento que se guarda com carinho e devoção. Um eco que nunca se apaga. Um perfume em cada ação. Agradeço por cada instante, cada sorriso, cada olhar pela mão que se estendeu, pela força que me fez lutar. Gratidão, um laço eterno que une almas e corações. Um vínculo que perdura nas mais simples relações”.

O presidente do Parlamento goiano agradeceu todo o apoio recebido na campanha de Tião Peixoto e ressaltou que seu pai, ao assumir o mandato em janeiro, com 80 anos, será o vereador mais idoso em todas as capitais do País. O deputado destacou ainda que Tião Peixoto foi oposição ao Regime Militar (1964-1985) e demonstrou, nas atuais eleições, que “com boa vontade e fé é possível superar”.

Agência Assembleia de Notícias