Por proposta de Bruno Peixoto, Parlamento goiano prestou homenagem a educadores goianos na noite dessa 3ª-feira
Por iniciativa do presidente da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego), deputado Bruno Peixoto (UB), o Parlamento homenageou educadores, em sessão solene na noite dessa terça-feira, 8, no Auditório Carlos Vieira da Casa. A solenidade coincide com o mês em que se comemora o Dia do Professor (15 de outubro), data em celebração aos profissionais da educação.
Entre os mais de 70 homenageados com o Certificado do Mérito Legislativo estavam profissionais do Centro Educacional Renascença, em Goiânia. A instituição promove até a próxima quinta-feira, 10, no hall de entrada do Palácio Maguito Vilela, a exposição “Livres para Criar”, que reúne obras feitas por alunos das turmas do 1º ao 7º anos do ensino fundamental. Na solenidade, os alunos ganhadores que tiveram os trabalhos mais bem classificados de cada categoria foram premiados.
Em virtude de compromissos de última hora, Bruno Peixoto delegou a condução da solenidade à deputada Bia de Lima (PT), que também é professora e presidente da Comissão de Educação da Alego. Tiveram assento na mesa diretiva: a diretora do Instituto Reformista de Ensino Renascença, Mara Barbosa; o presidente da Associação Comercial e Industrial da Bernardo Sayão, Márcio Rosa; o diretor financeiro do Instituto Renascença, Thiago Custódio; e o capelão do Instituto de Ensino Renascença, Jonas Damasceno.
Bia de Lima destacou que, na condição de professora, sabe bem o quanto a profissão requer de dedicação, competência e envolvimento, todos os dias. “Isso para que vocês, pais, saibam que, ao levar os filhos de vocês para as aulas no Renascença, estão não só dando uma formação religiosa, uma formação com conhecimento, uma formação para a cidadania, uma formação de solidariedade, uma formação plena. E é por esse motivo que, com certeza, tanto o deputado Bruno Peixoto, assim como eu, queremos cumprimentar as famílias por terem escolhido para matricular seus filhos o Instituto Renascença.”
Entrega para educar
A deputada lembrou que o próximo dia 15 é uma data dedicada à profissão de professor e que o momento era de parabenizar a todos que se entregam à tarefa de educar. “Os professores trabalham o tempo inteiro, muitas vezes deixando até seus próprios filhos um pouquinho de lado para fazer a melhor formação das crianças, para pensar como é que vou dar aquela aula, como é que vou estimular as crianças para que elas possam melhor compreender este ou aquele conteúdo.”
Em seguida, o capelão Jonas Damasceno foi convidado a ocupar a tribuna para proferir uma oração. A animação musical ficou a cargo do grupo vocal Dons, que, na sequência da solenidade, fez a apresentação de uma canção do repertório evangélico. Na sequência, os homenageados da noite receberam, das mãos da deputada Bia de Lima, o Certificado do Mérito Legislativo.
Após a entrega das honrarias, a diretora do Instituto Reformista de Ensino Renascença, Mara Barbosa, falou aos presentes. Ela agradeceu a homenagem ofertada pela Casa e aos pais presentes à sessão. A diretora ressaltou que, apesar de a solenidade ser de gratidão aos educadores, a noite era especial para as crianças, que desenvolveram os trabalhos de arte que estão expostos na Casa de Leis.
“Neste momento, os homenageados também são eles, afinal de contas, a noite é deles. Se nós, deste lado recebemos esse carinho, é porque existem eles do lado de lá. Senão de nada valeria sermos educadores, se não tivermos os educandos para estarem conosco. Só temos motivos de gratidão a Deus por termos essas crianças conosco dia após dia. E a vocês, pais, agradecemos a confiança em nosso trabalho”, falou Mara Barbosa.
Em seguida os alunos da Instituição que executaram os trabalhos artísticos e ficaram classificados em 1º, 2º e 3º lugares, em cada categoria, receberam as premiações. Bia de Lima fez a entrega das placas aos ganhadores.
Para fechar a celebração com chave de ouro, o Coral do Centro Educacional Renascença, formado pelas crianças da instituição, apresentaram três números musicais.