Ícone alego digital Ícone alego digital

Procurador da Alego, Murilo Teixeira Costa lança livro sobre a formulação de políticas públicas pelo Parlamento

09 de Outubro de 2024 às 07:00
Crédito: Sérgio Rocha
Procurador da Alego, Murilo Teixeira Costa lança livro sobre a formulação de políticas públicas pelo Parlamento
Lançamento do livro do procurador Murilo Costa

O procurador da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), Murilo Teixeira Costa, lançou, na noite dessa terça-feira, 8, o livro “Instituição de Políticas Públicas por Iniciativa Parlamentar - Limites, Possibilidades e Qualidade”, pela editora Fórum. O evento teve lugar no salão nobre do Palácio Maguito Vilela. O livro aborda a amplitude conceitual e operacional das políticas públicas, com foco no posicionamento do Legislativo perante o arcabouço jurídico sobre o tema e tendo, sempre em vista, os benefícios das ações do Parlamento junto à sociedade.

Em entrevista à Agência de Notícias, o procurador contou que, ao iniciar seus estudos, percebeu que existe uma carência, na literatura jurídica, de obras que enfoquem o Poder Legislativo como formulador de políticas públicas. “Existem autores que, inclusive, defendem que essa formulação seja feita apenas pelo Executivo. Mas sabemos que o Poder Legislativo, além de ser constitucionalmente competente, é também um poder vocacionado democraticamente e legitimamente para a formulação dessas políticas”, afirmou.

Murilo Teixeira reforçou que o Poder Legislativo possui também a vocação para exercer um papel de destaque no próprio monitoramento e no sistema de avaliação de políticas públicas, como previsto na Constituição Estadual.

“O Legislativo é um órgão aberto e pronto para receber a população com suas demandas e problemas coletivos. A formulação de políticas públicas é uma atividade complexa, em si, e precisa ser realizada com aporte teórico, segurança jurídica e qualidade. Esse estudo que eu empreendi é justamente para isto: fornecer aos deputados o necessário aporte técnico para a elaboração dessas políticas públicas e fortalecimento da Casa de Leis”, contou Murilo.

O procurador da Assembleia afirmou, ainda, que teve como inspiração para a obra a experiência nos estudos das ciências jurídico-políticas em Portugal, durante seu mestrado na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, concluído em 2022.

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.