Biólogos comentam sobre a abrangência da área de atuação
Durante a solenidade que agracia os biólogos do Estado de Goiás com a entrega de Certificado de Mérito Legislativo, os profissionais destacaram a vasta área de atuação. A sessão solene extraordinária da manhã desta quarta-feira, 9, foi proposta pela deputada Rosângela Rezende (Agir) em homenagem aos 45 anos de regulamentação da profissão de biólogo.
O reitor da Universidade Federal de Jataí (UFJ), Christiano Peres Coelho, disse que sua mãe era bióloga e que ela é um dos seus exemplos. “Aprendi a admirar essa profissão ainda criança ao acompanhar a trajetória da minha mãe e foi essa profissão que eu escolhi. Estou muito feliz com essa homenagem e agradeço a deputada Rosângela por proporcionar esse dia”, destacou.
Christiano enfatizou que atualmente Goiás conta com três universidades federais que têm o curso de Biologia. “São elas: a Universidade Federal de Goiás (UFG), a Universidade Federal de Catalão (UFCAT) e a Universidade Federal de Jataí (UFJ) onde sou reitor. Como a deputada Rosângela disse, os biólogos têm várias habilidades. Nós podemos trabalhar em 205 campos de atuação. A nossa profissão nos possibilita olhares diferenciados e devemos sim atuar em vários campos da sociedade”, frisou.
Ao fazer uso da palavra, o secretário do Conselho Regional de Biologia 4ª Região, Diego Guimarães Florêncio Pujoni comentou que a regulamentação da profissão foi um grande marco. “As 205 áreas de atuação buscam a melhoria da qualidade de vida de toda a sociedade. É uma profissão essencial para a permanência da vida humana”, pontuou.
Na sequência, a subdelegada do Conselho Regional de Biologia da 4ª região, Thais Guimarães de Castro falou em nome dos homenageados. “É com imensa alegria que participo da solenidade dedicada à profissão que cuida da saúde, da biotecnologia e produção, do meio ambiente, entendendo que celebramos hoje importantes marcos da profissão”, disse.
Ela lembrou que até o fim da década de 70, a profissão ainda não contava com uma regulamentação. "Somente há 45 anos surgiram as leis que regulamentaram essa profissão e, passados esses anos, a profissão se concretizou e ganhou ampliação na defesa da ciência e da proteção ambiental. “Parabenizo todos os colegas que se dedicam à biologia e agradeço a deputada Rosângela Rezende por essa homenagem”, finalizou.