Bruno Peixoto quer dia do mesário eleitoral no calendário oficial de Goiás
Em trâmite na Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), a proposição 21564/24 quer instituir o Dia Estadual do Mesário da Justiça Eleitoral. A proposição é assinada por Bruno Peixoto (UB), que escolheu o dia 24 de fevereiro para a homenagem. A data faz referência a dois grandes eventos eleitorais em 1932: a criação da Justiça Eleitoral e a instituição do voto feminino no Brasil.
Na justificativa do projeto, o presidente da Alego elenca a importância dos mesários eleitorais no processo democrático. Para Peixoto, a atuação relevante e um maior reconhecimento da função motivam a iniciativa legislativa. A matéria inclui, ainda, a data no Calendário Cívico, Cultural e Turístico de Goiás.
O texto passa por seus trâmites iniciais e será encaminhado à Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ) da Alego para análise quanto a seus aspectos legais. Após o trâmite no colegiado constitucional, a matéria deverá ser avalizada pelo Plenário da Casa de Leis antes de enviada ao Executivo para sanção.