Ícone alego digital Ícone alego digital

Deputado Lineu Olimpio pleiteia instituição do Dia Estadual do Neuropediatra

11 de Outubro de 2024 às 07:03

O deputado Lineu Olimpio (MDB) apresentou, na Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), o projeto de lei nº 21589/24, para instituir, no calendário oficial do Estado de Goiás, o Dia Estadual do Neuropediatra, a ser comemorado anualmente no dia 3 de fevereiro.

A proposta tem por objetivo reconhecer e valorizar a atuação dos profissionais da neuropediatria no diagnóstico e tratamento de doenças neurológicas em crianças e adolescentes.

Além disso, pretende conscientizar a população goiana sobre a importância do atendimento especializado em neuropediatria para o desenvolvimento e bem-estar das crianças e promover eventos e atividades educativas que incentivem o conhecimento sobre os transtornos neurológicos infantis e a importância do acompanhamento médico adequado.

Segundo Lineu, a carência de neuropediatras no Brasil ainda é uma realidade que afeta diretamente a capacidade de atendimento especializado, além de revelar uma desigualdade na distribuição desses profissionais, particularmente nas regiões Centro-Oeste e Norte do País, prejudicando o acesso da população aos serviços especializados.

O parlamentar diz que seu projeto de lei busca não só homenagear a classe médica, mas também estimular a discussão sobre a ampliação do acesso a esse atendimento no Estado de Goiás. "Além de valorizar os profissionais que se dedicam ao diagnóstico e tratamento de doenças neurológicas em crianças, a medida promove a conscientização pública sobre a importância desse cuidado para o desenvolvimento infantil”, escreve o deputado.

O projeto será encaminhado para a Comissão de Constituição, Justiça e Redação da Casa, onde será distribuído para relatoria de um parlamentar.

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.