Ícone alego digital Ícone alego digital

Veter Martins propõe combate à "aporofobia", termo que define aversão a pobres

04 de Novembro de 2024 às 12:35
Veter Martins propõe combate à "aporofobia", termo que define aversão a pobres

Termo criado pela filósofa espanhola Adela Cortina Orts, a aporofobia é o sentimento de aversão a quem é socialmente desfavorecido. Diante desse conceito, o deputado Veter Martins (UB), ao considerar necessário implementar políticas públicas que enfrentem as “práticas aporofóbicas”, apresentou, no mês passado, no Poder Legislativo goiano, projeto de lei com o objetivo de instituir campanha permanente de combate à aporofobia nas escolas públicas e privadas de Goiás (processo no 21597/24).

Na proposta está escrito que se trata de sensibilizar a comunidade escolar para a necessidade de construção de uma sociedade mais justa e inclusiva, promovendo igualdade e respeito à dignidade humana.

Artigo do propositura estabelece que essa política “também poderá ser implementada e ou complementada por meio de parcerias entre as escolas públicas e privadas, organizações da sociedade civil, profissionais da área de educação e entidades governamentais e não governamentais interessadas em apoiar a iniciativa, sem ônus financeiro para o Estado”.

“É sabido”, escreve Martins na justificativa da matéria, “que a desigualdade de classe é uma realidade presente em nossa sociedade, refletindo-se também no ambiente escolar, onde bolsistas e alunos de baixa renda muitas vezes enfrentam discriminação e estigmatização por parte de seus pares”. O aspecto racial, prossegue o legislador, acentua essa discrepância.

O projeto de lei foi encaminhado à Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ) para definição de um relator que fará sua análise. 

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.