Ícone alego digital Ícone alego digital

Tejota pleiteia uniformidade às consignações em folha de pagamento do Legislativo e Executivo

22 de Outubro de 2024 às 10:30

A Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) vai analisar o projeto de lei n° 22271/24, de autoria do deputado Lincoln Tejota (UB), que trata das consignações em folha de pagamento dos servidores, ativos e inativos, e pensionistas da Casa de Leis goiana. 

De acordo com Tejota, pretende-se, especificamente, prever que a Lei nº 16.898, de 26 de janeiro de 2010, que regula as consignações em folha de pagamento dos servidores e militares, ativos e inativos, e pensionistas do Poder Executivo Estadual, aplique-se, no que couber, aos servidores da Alego.

O documento diz que a Lei nº 15.428, de 21 de outubro de 2005, que trata do Fundo Especial de Modernização e Aprimoramento Funcional da Assembleia Legislativa, passará a vigorar com alterações no artigo 2°. O parlamentar pretende garantir a uniformidade nos procedimentos de consignações em folha de pagamento, o que, segundo ele, "é essencial para a padronização das práticas administrativas, evitando discrepâncias e possíveis injustiças entre diferentes categorias de servidores públicos estaduais", argumenta.
 
O autor da matéria diz que a uniformização contribuirá para uma gestão mais eficiente e transparente dos recursos humanos. "Além disso, a aplicação uniforme dessa legislação proporciona maior segurança jurídica tanto para os servidores quanto para a administração pública e entidades consignatárias". 

O parlamentar diz que, a partir da aplicação do projeto, os servidores terão clareza sobre seus direitos e deveres, enquanto a administração e as entidades consignatárias poderão atuar com base em um marco legal claro e consolidado, "minimizando riscos de interpretações divergentes e contestações judiciais".

A medida será encaminhada à deliberação da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ), que apontará um de seus integrantes para confecção de relatório.

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.