Ícone alego digital Ícone alego digital

Assembleia Legislativa recebeu alunos de colégios militares, nesta 6ª-feira, 18, em aulão preparatório para o Enem 2024

18 de Outubro de 2024 às 15:00
Crédito: Geovana Clemente
Assembleia Legislativa recebeu alunos de colégios militares, nesta 6ª-feira, 18, em aulão preparatório para o Enem 2024
Aulão do Enem para alunos dos colégios militares

A Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego) sediou o evento “O maior aulão de Goiás – Enem 2024”, promovido pela Faculdade da Polícia Militar (FPM), em parceria com o Comando de Ensino Militar de Goiás. O encontro, nesta sexta-feira, 18, aproxima a instituição de ensino e alunos de colégios militares goianos que farão o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), para atualizações, revisões e dicas para a reta final rumo à prova.

Participaram do evento o Coronel Ricardo Mendes, presidente da Fundação Tiradentes; Coronel Mauro Ferreira Vilela, superintendente de segurança escolar e colégios militares junto à Secretaria de Estado da Educação de Goiás (Seduc); Alessandra Oliveira de Almeida, diretora pedagógica da Seduc; Tenente-Coronel Queren Hapuque de Leles, comandante de ensino da polícia militar; além de professores e coordenadores de ensino, que promoveram as atividades no Auditório Carlos Vieira, na Alego.

Em um clima descontraído, professores e alunos abordaram tópicos relevantes para os momentos que antecedem o Enem. A professora Alessandra de Almeida destacou o bom preparo dos alunos das escolas militares goianas. “Todos vocês chegam ao Enem muito preparados, porque têm uma educação de muita qualidade. As estratégias de ensino são pensadas para que vocês tenham sucesso. O colégio militar é um braço forte na educação goiana”, apontou.

Os estudantes que lotaram o auditório da Alego acompanharam conteúdos sobre ciências da natureza, ciências humanas, matemática e redação, apresentadas em questões de anos anteriores do Enem. Os professores, além das resoluções, aproveitaram a oportunidade, para discutirem estratégias para a prova, elencando, a partir de pontos cruciais do edital, as melhores formas de abordar cada questionamento. Por fim, o evento contou, ainda, com a apresentação da cantora Mali, atração cultural para os estudantes nesta tarde.

Enem

O Exame Nacional do Ensino Médio avalia o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica. A edição deste ano é realizada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), que aplicará as provas em 3 e 10 de novembro, nas 27 unidades da Federação.

Ao longo de mais de duas décadas de existência, o Enem se tornou a principal porta de entrada para a Educação Superior no Brasil, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e de iniciativas como o Programa Universidade para Todos (Prouni).

Instituições de ensino públicas e privadas utilizam o Enem para selecionar estudantes. Os resultados são utilizados como critério único ou complementar dos processos seletivos, além de servirem de parâmetro para acesso a auxílios governamentais, como o proporcionado pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Os resultados individuais do Enem também podem ser aproveitados nos processos seletivos de instituições portuguesas que possuem convênio com o Inep para aceitarem as notas do exame. Os acordos garantem acesso facilitado às notas dos estudantes brasileiros interessados em cursar a Educação Superior em Portugal.

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.