Parlamento homenageia educadores e cerimonialistas nesta segunda-feira, 21

18 de Outubro de 2024 às 17:30

A Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego) realizará duas sessões solenes nesta segunda-feira, 21. A primeira delas será em comemoração ao Dia do Professor, por iniciativa da deputada Bia de Lima (PT). A segunda comemorará o Dia do Cerimonialista, proposta pelo deputado Dr. George Morais (PDT).

A solenidade em homenagem aos educadores está marcada para as 9 horas no Plenário Iris Rezende. Bia de Lima entregará a Medalha Pedro Ludovico Teixeira aos professores da rede pública estadual. Na ocasião, haverá uma exposição cultural produzida por estudantes da rede pública.

Entre os agraciados escolhidos pela parlamentar estão as professoras Iraci Borges e Zuleide Ribeiro da Silva, em razão dos relevantes serviços prestados à educação e aos educadores goianos. “O educador se eterniza em cada ser que educa; por isso, se torna um profissional ainda mais especial e fundamental para toda a sociedade”, salienta.

Ao todo, cerca de 250 educadores receberão o Certificado Paulo Freire do Mérito Legislativo, para celebrar a profissão e relembrar o maior patrono da Educação Brasileira. Freire foi professor, pedagogo e filósofo, e deixou um legado com incontáveis prêmios de referência no mundo acadêmico mundial.

Homenageadas

Iraci Borges é membro da Academia Trindadense de Letras, Ciências e Artes e completou 100 anos no dia 15 de outubro. Nascida na zona rural de Ipameri, se mudou ainda criança para Trindade, onde fixou residência.

Na Capital da Fé, Iraci construiu sua carreira na educação como professora e fundadora do Educandário Santa Terezinha. Com a popularidade, elegeu-se como a primeira vereadora do município. Além de Trindade, ela também atuou para o fortalecimento da educação de vários municípios vizinhos, como Campestre, Abadia de Goiás e Santa Bárbara. Pessoa de legado irretocável, Dona Iraci empresta seu nome à Câmara de Vereadores de Trindade.

A professora Zuleide Ribeiro da Silva é graduada em letras/inglês, pela Universidade Católica de Goiás (PUC-GO), e direito, pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Casada com o chileno Fernando Plaza Mallea, também professor com formação em letras/espanhol, teve duas filhas, Andrea Plaza e Alessandra Plaza.

Nascida em Goiânia, estudou no Instituto de Educação de Goiás (IEG) até completar o Ensino Médio, quando passou a ministrar aulas no Fundamental, após conseguir habilitação conforme a legislação da época. Iniciou sua carreira no Colégio Estadual Pedro Gomes, onde lecionou até 1980. Ela ainda atuou no Colégio Estadual Gonçalves Lêdo e na Escola Estadual Dom Abel.

Cerimonialistas

À noite, às 19 horas, será a vez de o deputado Dr. George Morais entregar a Medalha Pedro Ludovico Teixeira a profissionais da área de eventos em homenagem ao Dia do Cerimonialista. Entre os agraciados estão nomes da Casa de Leis, como a chefe da Assessoria Adjunta de Cerimonial, Maria das Graças da Silva, além de Ricardo Damaceno e Marina Skaf Costa Silva.

O objetivo do parlamentar é enaltecer a categoria que é de suma importância para a realização dos mais diversos tipos de eventos e solenidades.

O parlamentar homenageará 42 profissionais que atuam em diferentes instituições estaduais, como a Pontifícia Universidade Católica do Estado de Goiás (PUC-GO), o Tribunal de Contas do Estado de Goiás (TCE), a Procuradoria-Geral do Estado de Goiás (PGE), a Secretaria de Estado da Educação (Seduc), a Câmara Municipal de Goiânia, a Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), a Governadoria do Estado de Goiás e prefeituras, entre outros.

Agência Assembleia de Notícias