Por iniciativa de Vivian Naves, Assembleia Legislativa honra servidores públicos em sessão solene comemorativa

Em alusão ao Dia do Funcionário Público, comemorado no próximo dia 28 de outubro, a Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) realizou sessão solene em homenagem à categoria, por proposta da deputada Vivian Naves (PP). A parlamentar entregou a servidores públicos de vários órgãos, o Certificado do Mérito Legislativo, como forma de reconhecimento ao trabalho desenvolvido por eles. A sessão foi realizada na noite de sexta-feira, 18, no Plenário Iris Rezende Machado, do Legislativo goiano.
Vivian Naves convidou para compor a mesa diretiva: seu marido e prefeito de Anápolis, Roberto Naves e Siqueira (Republicanos); o secretário de Estado de Desenvolvimento Social (Seds), Wellington Matos de Lima; a chefe de gabinete da Prefeitura de Anápolis, Bruna Ghannam Macedo Silva; a superintendente da Mulher da Seds, Evelin Geordana Rodrigues dos Santos; a subsecretária de Governança Institucional da Seds, Cássia Rodrigues de Bessa; a subsecretária de Execução da Política Social da Seds, Silvana Cruz Fiune; e a gerente de Benefícios Socioassistenciais e de Transferência de Renda da Seds, Cinthia Aparecida Botoso de Castro.
Em seu discurso, Vivian Naves ressaltou que o momento era de reconhecer e valorizar o trabalho de cada servidor público. “Com dedicação, cuidado e um verdadeiro senso de missão, vocês se entregam ao serviço do nosso Estado e da nossa população, sempre com generosidade e de forma exemplar”.
A deputada destacou que os funcionários públicos são a essência das ações e políticas que fazem o progresso da sociedade e se fazem presentes em todos os estabelecimentos que prestam serviços ao cidadão, como hospitais, escolas e delegacias. Ela disse que os servidores, movidos pelo propósito de servir, dedicam a vida a atender às necessidades de toda a população e asseguram o funcionamento de serviços essenciais.
“Cada um de vocês desempenha um papel único e indispensável na construção de um Estado mais justo, humano e eficiente. São vocês que, muitas vezes, trazem esperança e solução àqueles que mais precisam”, completou a legisladora.
Atuação
O secretário Wellington Matos começou seu discurso classificando a deputada Vivian Naves como parceira, no Legislativo goiano, da implementação de políticas sociais e destacando que, antes mesmo de ser parlamentar, ela já atuava no combate às desigualdades sociais na cidade de Anápolis.
O secretário pontuou que tinha grande honra em participar de uma homenagem os servidores públicos, categoria a qual também pertence, como gestor governamental. “Por isso do meu entusiasmo redobrado nesta cerimônia”.
Wellington destacou que o compromisso em servir, particularmente para os servidores de sua pasta, tem uma relevância especial. “Todos os nossos esforços são direcionados ao atendimento das minorias, dos invisíveis, dos perseguidos, dos esquecidos, dos mais vulneráveis do nosso Estado".
Matos afirmou que o Goiás Social é considerado o maior programa social do Brasil e é feito por uma equipe de centenas de servidores públicos, que estão envolvidos em um projeto de transformação. “Por isso meu agradecimento especial a todos aqueles que vestem, com orgulho, o famoso colete azul do Goiás Social e que entregam serviços, benefícios, programas e levam dignidade a milhares de goianos todos os dias. Vocês que estão aqui hoje são agentes de transformação, pois atuam na linha de frente de combate às desigualdades, promovendo a inclusão social e garantindo cidadania à nossa população”, perorou.
O prefeito de Anápolis, Roberto Naves, afirmou que o serviço público é uma profissão ingrata, porque a categoria é discriminada e cercada de preconceito, tanto os concursados, quanto os comissionados. Ele citou várias situações em que os servidores públicos sofrem discriminação, mas destacou que, apesar disso, o trabalho de cada um é fundamental, já que sem o serviço dos funcionários públicos, a sociedade para.
“Porque ninguém vive sem a saúde pública, ninguém vive sem os bombeiros, no mundo inteiro, só lembrar das Torres Gêmeas (nos Estados Unidos). Ninguém vive sem a Polícia Militar, ninguém vive sem o administrativo, em todos os países nós temos discrepâncias sociais, então ninguém vive sem o serviço social”, disse Naves.
Ele conclamou os servidores a continuarem servindo ao cidadão da melhor forma possível. “Façam com amor, façam como vocês sempre fizeram. E, quando não derem conta de fazer, chorem. Mas nunca deixem de servir porque esse é o maior dom que Deus podia dar a cada um de vocês, independentemente do cargo”.