Projeto Escola no Legislativo recebeu, na manhã desta 3ª-feira, alunos de escola de ensino médio de Goianira

22 de Outubro de 2024 às 12:00
Crédito: Will Rosa
Recebe os alunos do CEPI Profª Lázara Fátima e Silva Flores

A Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) realizou, na manhã desta terça-feira, 22, a 24ª edição do Projeto Escola no Legislativo, recebendo a visita dos estudantes do 2ª e 3ª anos do ensino médio do Centro de Ensino em Período Integral (Cepi) Prof.ª Lázara Fátima e Silva Flores, do município de Goianira. A visita teve início às 9 horas, no Auditório Francisco Gedda do Palácio Maguito Vilela.

O projeto foi criado para fortalecer as instituições democráticas, buscando contribuir para o desenvolvimento de uma consciência cívica nos estudantes. Por meio de atividades educativas, os participantes têm a oportunidade de conhecer de perto o funcionamento do Parlamento, compreendendo a importância da participação ativa na vida política e social do País.

Segundo o chefe da equipe da Seção de Educação para Cidadania da Escola do Legislativo, Gusmão Filho, a atividade dura uma hora e meia, com o tempo da apresentação dividido numa introdução de 40 minutos, depois a visita guiada, por cerca de 30 minutos, e 20 minutos para o encerramento. Filho é palestrante, graduado em ciências sociais pela Universidade Federal de Goiás (UFG), mestre em ciência política pela Universidade de Brasília (UnB) e doutor em direitos humanos, também pela UFG.

Educação para cidadania

Gusmão Filho destaca a importância dessa atividade educativa, que começa com uma palestra que instrui os alunos sobre temas como: a importância da educação para a cidadania nas democracias, a separação e interdependência dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, a história do Legislativo goiano e também as formas de participar e acompanhar os trabalhos da Assembleia Legislativa de Goiás.

“É de suma importância transmitir tais conhecimentos para esses alunos, pois é um convite para a cidadania participativa, além de ser uma forma de prepará-los para o futuro, através de uma formação cidadã”, disse o palestrante.

Gissele Lino, professora de história do Cepi Prof.ª Lázara Fátima e Silva Flores, afirmou que a visita na Alego é algo muito importante para os alunos, pois eles podem conhecer na prática aquilo que eles estudam de forma teórica na sala de aula.

Jhadw Evellyn Alves Lima, de 17 anos, é aluna do 2ª ano do ensino médio e enfatizou ser gratificante conhecer a Casa de Leis. “É muito bom quebrar as barreiras entre os cidadãos e a política, além de ser importante todo conhecimento adquirido aqui, tanto para uma carreira profissional, como conhecimento cultural”, afirmou.

Após a palestra, os alunos foram conhecer as dependências do Palácio Maguito Vilela, passando pela galeria dos ex-presidentes, gabinetes parlamentares, Sala das Comissões Deputado Júlio da Retífica (CCJ) e o Plenário Iris Rezende Machado.

Agência Assembleia de Notícias